Produtores palestrantes vêm da América do Sul e Europa para discutir o tema como agronegócio no Brasil e no mundo
A 4ª ExpoAzeite, que acontece em São Paulo nos dias 13 e 14 de setembro e no Rio de Janeiro no dia 16, realizará, na capital paulista, o 1º Encontro sobre Plantio de Oliveiras como Agronegócio no Brasil e no Mundo, com o apoio da APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.
Produtores vindos da América do Sul e Europa, com destaque para a apresentação inédita do Uruguai, país produtor que começa a construir sua “pequena Toscana” da América do Sul, com mais de 3,5 mil hectares de plantação de olivas, vão expor e debater temas relacionados ao setor de azeites junto a especialistas do mercado.
Na programação, serão abordados desde a introdução da cultura da oliveira no Brasil, passando por análises e condições climáticas dos solos nacionais e técnicas de plantio, até cases internacionais e perspectivas futuras para pesquisas e cultivos comerciais.
A pesquisadora da APTA Edna Ivani Bertoncini, que fará uma explanação sobre o cultivo das oliveiras em condições subtropicais, declara que no Brasil há adaptações de materiais importados, mas ainda é problemático o crescimento e florescimento.
“A ideia é melhorar essas variedades a partir dos bancos de germoplasma internacionais para produzir oliveira em temperaturas mais altas. Embora não haja recomendação técnica, temos observado desempenho positivo da arbequina, arbozana e coroneque em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E ainda temos resultados promissores com a cultivar Maria da Fé, da Epamig, em Minas Gerais”, explica a especialista.
Segundo Edna, no Estado Paulista existe, em média, 50 produtores na Serra da Mantiqueira. As apurações da qualidade do óleo e análise sensorial já estão sendo preparadas, porém, resultados mais práticos ainda levarão tempo. “Não foi à toa a criação do projeto Oliva São Paulo pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O movimento crescente do segmento de azeites no Pais e a acirrada busca por técnicas que atendam as necessidades de adequação para o cultivo de oliveiras e produção de óleo e azeite são uma realidade”, ressalta.
Outra participação que merece destaque é da espanhola Agromillora, uma das maiores fornecedoras de oliveiras do mundo, com a máxima qualidade em produção genética de mudas e capacidade de entrega para grandes cultivos. Atualmente, com uma unidade de negócios no Brasil.
“A proposta desse encontro é reunir grandes produtores de azeites tanto do velho quanto do novo mundo para troca de informações e experiências relacionadas ao cultivo de oliveiras, solos, técnicas mais apuradas e cases do setor. E, ainda, apresentar tudo isso ao mercado nacional. Afinal, em regiões do Sul do País, como Santa Catarina, alguns produtores estão cultivando oliveiras experimentais, com esforços para adaptação de solo e clima, e já realizaram as primeiras extrações”, declara Patricia Galasini, organizadora e realizadora da ExpoAzeite e DeliFood.
A ExpoAzeite é a mais importante feira do produto no País. Desde 2009 é realizada junto à DeliFood, unindo o que há de melhor em alimentos refinados para o mercado brasileiro.
Em São Paulo, acontece nos dias 13 e 14 de setembro, das 10h às 20h, no Centro Fecomércio de Eventos, onde será realizado o 1º Encontro sobre Plantio de Oliveiras como Agronegócio no Brasil e no Mundo, das 10h às 17h30. Para participar das palestras, é necessária inscrição através do email[email protected]e a entrada é gratuita.
No Rio de Janeiro, a feira será em 16 de setembro, das 12h às 20h, no Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. As entradas são gratuitas.
A organização é da JKPG – empresa com quase 15 anos de experiência em eventos, estratégias de marketing e treinamento. Para mais informações, o site é www.expoazeite.com.br, ou através do email[email protected]e telefone 11 3071-2277.
Participantes confirmados:
Pela APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios: Edna Ivani Bertoncini, Juliana Rolim Salomé Teramoto, Angélica Prelo Pântano, Fabíola Villa
Agromillora: Alexandre Chichinelli Junior
Olivas do Sul: José Carlos Aued – produtor modelo do Rio Grande do Sul
Maria da Fé / MG: Nilton Caetano
Rio Grande do Sul – Enilton Coutinho
Uruguai: Mathias Notti
Argentina: Rodolfo Vargas Arizu
Espanha: Enrique Fernandez
Portugal: João Moraes e Castro
Fonte: Agrolink