O Centro Regional de Cultura (CEREC) é a entidade mantenedora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (FACESM) e tem como responsabilidade gerir e cuidar do planejamento estratégico da instituição. O presidente do CEREC e coordenador do curso de Ciências Econômicas da FACESM, professor Cirineu Ferreira dos Santos, explica que o centro é formado por um grupo de 12 professores que tem a responsabilidade de criar o planejamento estratégico e que dentre suas atribuições está também o planejamento dos projetos da FACESM junto à comunidade.
A maioria dos projetos que a FACESM deseja desenvolver passa pelo CEREC e seu planejamento é feito em conjunto. O professor Cirineu conta que essa parceria é muito benéfica e que o CEREC tem participado ativamente de todos os eventos da comunidade, criando parcerias com diversas entidades como a ACIEI e a INCIT, o que permite uma grande comunicação com a sociedade.
Como é crescente a procura pelo ensino superior e os cursos de ciências econômicas, ciências contábeis e administração, fez-se necessário o crescimento estrutural da instituição de ensino. O CEREC tem pensado nisso e, dentro desse planejamento, já prevendo esse crescimento, tem expandido as instalações físicas com construção de novas salas no começo desse ano de 2013.
Além disso, na volta das férias já será inaugurado o restaurante da FACESM que é uma construção muito importante para atender os anseios dos alunos. As duas construções recentes, salas de aula e restaurante, vêm de encontro ao crescimento almejado pela instituição que pretende abrir mais dois cursos de graduação e aumentar o número de pós-graduações.
Com foco na área de negócios, a FACESM e o CEREC estão se preparando para dar início, ainda no começo de 2014, aos cursos de graduação em Comércio Exterior e Marketing. A escolha foi feita com base na demanda do mercado, já que a região carece de profissionais na área.
O professor Cirineu se diz satisfeito com o que o CEREC conseguiu em menos de dois anos. A expectativa é concluir nesse período tudo o que foi iniciado para principiar uma nova fase que seria a construção da segunda fase da unidade 4 que será necessária com o aumento dos cursos. Tal construção é meta para os anos vindouros.
A respeito do campo de futebol, já se percebe a grande mudança na área desportiva da FACESM com o campo muito bem cuidado e sendo usado para treinamento de equipes de futebol e rugby.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM