A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou o resultado do edital de “Apoio à Tecnologia Industrial Básica: Consolidação dos laboratórios metrológicos do Estado”. Serão destinados R$ 848 mil para as 11 propostas aprovadas, que visam à consolidação de laboratórios metrológicos mineiros e a adequação dos mesmos aos métodos e técnicas de padrão nacional e internacional. As propostas aprovadas podem ser vistas aqui.
Os laboratórios metrológicos são aqueles que têm, como atividade principal, calibrações ou ensaios em diversas áreas. A Tecnologia Industrial Básica é o conjunto de ferramentas técnicas de uso indiferenciado pelos diversos setores da economia, indústria, agricultura, comércio e serviços, e compreende as áreas de metrologia, normalização, regulamentação técnica, avaliação da conformidade, acreditação, inspeção, ensaios, certificação, propriedade intelectual e informação tecnológica.
Lançado pela primeira vez em 2008, o edital da Fapemig é uma iniciativa pioneira que busca, em última instância, estimular a competitividade dos produtos mineiros. “Adequar os laboratórios às regras internacionais significa entrar no mercado em condições de competir. Daí a importância desse trabalho”, diz Mario Neto Borges, presidente da Fundação.
Fonte: Agência Minas