Bem, para uma proposta de mudança interior, que tal almejar a virtude da humildade? Mas não é fácil, nem um pouco, e talvez ela seja a mais difícil de todas as virtudes porque somos constantemente enganados pela falsa humildade. Acreditamos que somos bons e humildes, mas não o somos. A verdadeira humildade requer que reconheçamos que somos imperfeitos e dominados pelas más inclinações, e só a partir desse mergulho em nossa natureza tão baixa é que podemos ascender até Deus. A verdadeira humildade é temida pelos demônios. Li no livro da Sabedoria dos padres do deserto que o diabo, medindo forças com o monge Macário, acabou por se reconhecer vencido pelo padre e disse: “Somente numa coisa tu me és superior”, ao que Macário lhe perguntou que coisa seria, e ele: “Tua humildade. E é por isso que eu não me ponho contra ti”. O autor cita uma frase de Miller,SabPad49, que diz: “O homem necessita da humildade e do temor de Deus como necessita da respiração que lhe sai das narinas”.
A grande Santa Teresa de Ávila, a quem eu muito me encomendo, também se referia à humildade como condiçãosine qua nonpara se chegar até Deus. Diz ela que quem maior a tiver mais terá Deus, que não há humildade sem amor nem amor sem humildade nem essas duas virtudes sem o desapego de todas as coisas. Uma coisa leva a outra. É necessário reconhecer quem é Deus e quem somos nós. Se não nos reconhecemos pecadores, estamos distantes da humildade.
Bom, é isso que eu desejo para vocês e para mim neste ano que vai começar: riquezas que não serão vistas no exterior, mas que podem ser cultivadas dentro de nós, aquelas riquezas “que a traça não corrói”. Quando eu era criança, eu pensava como criança e queria apenas os presentes, mas agora que os cabelos brancos cobrem toda minha cabeça, eu quero bem mais do que isso.
Nessa época agitada de Natal e Ano Novo, já posso ver ceias fartas, mesas ricamente dispostas e roupas cheias de brilho, todavia vejo também nos hospitais mulheres aflitas tentando esconder suas lágrimas de seus maridos ou filhos doentes, vejo crianças que ainda se perguntam por que Papai Noel não trouxe presentes. E ainda vejo a esperança nos olhos das pessoas, que assim seja.
E este mundo muito misturado e diversificado como dizia Guimarães Rosa, é difícil, entretanto, é bonito. E a Terra continua girando, não sei até quando. Feliz Ano Novo!