A programação dos eventos que serão realizados em nove cidades do Sul de Minas Gerais pelo Festival Integrado de Cultura e Arte [FICA] já está disponível para consulta no sitewww.ficaoficial.com.br. Com mais de 50 atrações o festival estará presente em Gonçalves, Maria da Fé, Piranguçu, Piranguinho, Pedralva, Itajubá, Brasópolis, Cristina e Delfim Moreira.
A abertura acontecerá no dia 28 de agosto, com uma solenidade no Auditório CTC (Prédio Central da Unifei) que também marca o início oficial das atividades do Projeto Corredor Cultural. Autoridades do Ministério da Cultura e Ministério da Educação estarão presentes na abertura, além de pró-reitores de extensão de universidades da Região Sudeste. No dia seguinte inicia-se a programação artística com uma Mostra Literária no Clube Municipal de Gonçalves.
Durante o festival também será realizada uma Residência de Arte Urbana, em Brasópolis, na qual estão previstas uma série de atividades ligadas às culturas de rua: grafite, RAP, hip hop e sarau. Cristina, por sua vez, será palco de atividades ligadas ao circo, onde moradores da cidade e região poderão participar da co-criação de um espetáculo com artistas, acrobatas, palhaços e malabaristas convidados. A programação se estende até dia 12 de setembro, com Cortejo Multicultural de encerramento em Piranguinho.
Todas as atividades foram alocadas de acordo com as demandas de cada município participante, em diálogo com a proposta curatorial do festival: “E depois do fim?”.
Para participar das residências Retratos, Arte Urbana, Circo Imaginário e Imersão na Natureza, os interessados devem se inscrever no site do festival até o dia 24 de agosto. As residências buscam promover diálogos e imersões entre os participantes, os artistas e grupos convidados.
A residência Retratos conta com nove vagas para candidatos acima de 16 anos de idade, preferencialmente com experiência ou formação na área de fotografia. Os selecionados realizarão uma investigação fotográfica junto a idosos, moradores da zona rural das cidades participantes do festival. Ao final do processo será realizada uma exposição itinerante pelas cidades sedes do FICA com as fotografias frutos desse trabalho.
As inscrições para o Arte Urbana podem ser realizadas por grafiteiros, stencialistas e artistas urbanos acima de 16 anos de idade. As atividades dessa residência serão realizadas em Brazópolis durante o Encontro de Graffiti do FICA 2015, nos dias 5 e 6 de setembro. São 10 vagas disponíveis.
Para o Circo Imaginário serão aceitas inscrições de artistas, circenses e público em geral, acima de 16 anos, preferencialmente com experiências anteriores nas áreas de circo, dança, teatro ou outros trabalhos corporais. A residência ocorrerá entre os dias 3 a 5 de setembro, em Cristina, para até 10 inscritos.
A Imersão na Natureza será conduzida com por um xamã que realizará a programação a partir do contato com a terra, banhos de cachoeiras e trabalhos corporais. A residência tem 10 vagas disponíveis para o público em geral acima de 18 anos. A atividade ocorrerá no Antigo Mosteiro Serra Clara, em Delfim Moreira, entre os dias 8, 9 e 10 de setembro.
As inscrições são gratuitas e o regulamento, com mais informações para as residências artísticas, estão disponíveis no site do FICA –www.ficaoficial.com.br.
Fonte: FICA