74 anos depois o mais carioca e charmoso clássico voltou a ser jogado no estado do Pacaembu em São Paulo, fruto da maior crise política entre as relações de Flamengo e Fluminense com a Federação de futebol do estado do Rio de Janeiro. No jogo de ontem, a torcida do Fla foi muito maior, ocupando toda a parte da arquibancada tradicionalmente chamada de ferradura.
Foi um jogo histórico para os torcedores radicados em São Paulo. Eles já se mobilizam durante o ano na missão de apoiar os clubes do coração longe dos seus redutos. E ontem mais de 30 mil torcedores estiveram no estádio, sendo mais que o dobro do volume de torcedores presentes no último confronto entre São Paulo e Palmeiras. Para se ter uma ideia do nível de atratividade do jogo, este foi transmitido pela televisão para 14 estados mais o distrito Federal.
Parece mesmo que a bola insiste em não entrar quando o jogo é realizado fora do Rio de Janeiro, pois um outro jogo realizado fora do país, em 1978, pelo torneio Teresa Herrera, os rivais empataram também de 0 x 0.
Parece que o mais carioca de todos os clássicos fica tímido fora de casa. Quem não se intimidou mesmo foi a torcida do Flamengo que era 80% do estádio e fez questão de protestar contra o governo e o seu partido político.
Se essa moda pega, a Federação de futebol do estado do Rio de Janeiro terá que se reinventar ou entrar de sociedade na federação Paulista.
Pelo menos essa é a minha opinião!