Itajubá e a região enfrentaram sérios problemas devido às intensas chuvas com granizo e ventos fortes. Essas condições climáticas provocaram diversos transtornos, incluindo a queda de árvores e pontos de alagamento na cidade. Um dos casos mais significativos foi o transbordamento do Ribeirão José Pereira, situado no Bairro BPS. Além disso, na rua da Grota, no Bairro Vila Isabel, os moradores tiveram que deixar sua casa, pois a Defesa Civil determinou a interdição do imóvel devido ao risco iminente de deslizamento de terra nas proximidades.
A chuva começou no final da tarde e persistiu até o início da noite, resultando um total médio de 55mm de precipitação pluviométrica em um curto espaço de tempo. Dados coletados pela empresa Asthom Tecnologia indicam acumulados de 63,55 mm no Bairro Morro Chic, 52,75 mm na Torre de TV, 59,75 mm, 51,75 na Serra do Toledos e 60,10 no BPS. Dados coletados entre 14h50 e 22h09.
De acordo com as informações do Centro de Ciências Atmosféricas da Unifei, o nível do Rio Sapucaí está em estado de atenção, tendendo à normalização no decorrer do dia. Além disso, o Centro prevê estabilidade nas condições climáticas e não há previsão de chuva para a tarde e noite deste sábado, assim como para o domingo.
Os esforços de resposta e recuperação continuam por parte da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Obras para lidar com as consequências dessas condições climáticas adversas.
Imagens: CBM e GCM