A atual diretoria do Flamengo tem se caracterizado por ter gelo no sangue e sangue no olho, ou seja, muita frieza e estratégia para buscar seus objetivos. Uma diretoria que tem se demonstrado bastante audaciosa em relação aos objetivos do clube em um cenário que busca colocá-lo entre os principais clubes do mundo no futuro próximo. Tudo isso é maravilhoso e sonho de todos os clubes e torcedores. Quanto a isso não há crítica, muito pelo contrário. Também concordo com a mudança das regras de transmissão dos jogos, desde que as negociações não ignorem os pequenos clubes, sendo a negociação ainda em conjunto, pois aumenta o poder de barganha e protege os pequenos. A nova polêmica gerada pela diretoria do Flamengo esta semana está também relacionada a transmissão de seu jogo do Carioca, em que a diretoria resolveu fazer a transmissão por uma plataforma de streming em cima da hora, sem tempo de estudo e planejamento e irritando sua torcida que tem acompanhado e comprado a briga com a Globo. Os torcedores se sentiram traídos pelo clube ao ter que pagar R$9,96 para assistir. Não estou nem julgando o valor, pois até acho acessível, mas considero inoportuno para este momento que não tinha tempo de planejamento e ainda em uma pandemia em que os torcedores estavam ansiosos por ver o seu clube em um de seus melhores momentos e em uma abstinência de longo tempo. A diretoria não teve a sensibilidade e empatia suficiente para entender o momento inapropriado dessa medida, correndo o risco de não dar certo em função da falta de estudo. Um desgaste muito grande sem necessidade neste momento. Pior que realmente a plataforma não suportou o volume da torcida do Flamengo, gerando gargalo em que os torcedores não estavam conseguindo comprar. Eu mesmo tentei por várias vezes até desistir. Quem acabou desistindo foi a diretoria do Flamengo que acabou liberando para a transmissão livre pelo youtube em cima da hora do jogo e agora quem pagou está querendo seu dinheiro de volta. Assim, a diretoria precisa equilibrar suas ações: nem tanta inoperância como é típico dos dirigentes de nosso futebol, nem tanta volúpia dos tubarões de negócios. Não podemos esquecer que o futebol antes de virar um negócio, já era uma ação social.
Pelo menos essa é a minha opinião!