O Yuracan SAF oficializou o retorno ao Campeonato Mineiro profissional a partir de 2026. Em evento realizado no último domingo, com churrasco, pagode e presença de ex-atletas do clube e até de seleção brasileira, um dos proprietários da SAF, Vitor Colares, confirmou que o acordo com Federação Mineira de Futebol e CBF já está fechado.
O clube disputará o Mineiro nas categorias sub-15 e sub-17, além do profissional masculino na Segunda Divisão e o feminino diretamente na Primeira Divisão. “É uma SAF 100% de Itajubá. A cabeça pensa onde o pé pisa”, enfatizou Colares, destacando a intenção de aproximar o projeto da comunidade local.
Marcílio D. Carvalho relembrou com emoção os tempos em que o Yuracan disputava o profissional – há cerca de 31 anos . O professor Rocha foi um famoso treinador. Tinha torcida, era gostoso. Domingo à tarde tinha jogo do Yuracan, era legal”.
Entre os anúncios, está a construção de um centro de treinamento no campus da Unifei – já aprovado pelo Conselho Universitário – e um laboratório de futebol no Parque Científico e Tecnológico da cidade. A reforma do estádio também já tem projeto em andamento.
No futebol feminino local, Guilherme Mereu informou que a equipe de Itajubá está na final da Copa Regional após vencer Paraty nos pênaltis (2 a 2 no tempo normal) e enfrentará o profissional do Taubaté. No futsal, o time sub-15 feminino conquistou o torneio da Amanda, em Varginha, com vitórias por goleada. Mereu também ressaltou a importância da modernização na gestão esportiva com a chegada da SAF Yuracan, que incentiva o uso de tecnologia, dados e métodos de avaliação técnica e física.
Já o coordenador Eduardo Sato detalhou o encerramento das atividades de 2025 do projeto Futsal Down T21 Arena Park. No dia 13 de dezembro acontece o “Jogo da Esperança” no ginásio Tigrão, amistoso em que voluntários e pais jogam enquanto os atletas com síndrome de Down torcem e premiam os adultos. No dia 14, almoço de confraternização fecha o ano.
Sato adiantou que 2026 marcará os cinco anos do projeto e revelou negociações avançadas para trazer a Itajubá a Copa do Brasil de Futebol Down – primeira edição fora de São Paulo – e uma clínica da Seleção Brasileira antes do Mundial no México.
Leia a Crônica do Professor Ronaldo: EM CADA CANTO DO BRASIL UM CANTO: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!
O clima descontraído tomou conta da conversa, que passou por temas como o recente tetracampeonato do Flamengo na Libertadores, a reta decisiva da disputa pelo título do Campeonato Brasileiro e os duelos que definirão os finalistas da Copa do Brasil. Também entrou em pauta a delicada situação dos clubes que ainda lutam para escapar do rebaixamento — entre eles Juventude, Santos, Fortaleza, Vitória e Internacional. O encerramento foi marcado por previsões ousadas, provocações bem-humoradas e análises cheias de personalidade.
Por Redação, com informações de Eduardo Sato, Marcílio D. Carvalho e Guilherme Mereu