O mercado de trabalho está cada dia mais exigente para todas as áreas de atuação e na gestão de empresas este cenário não é diferente. A qualidade dos serviços oferecidos por uma empresa está diretamente ligada a especialização dos profissionais que atuam em sua gestão.
As ferramentas de qualidade são mecanismos que os gestores, empreendedores e administradores utilizam para conduzir seus negócios em busca de solução de problemas, de uma boa condução de suas equipes na identificação de problemas para que sejam solucionados e não comprometam a qualidade de seus serviços/produtos.
A professora Michelle Roseli, durante entrevista ao Conexão Itajubá, comenta a importância destas ferramentas para a carreira de um profissional e, consequentemente, para o mercado. “A qualidade é justamente o que traz o diferencial para as empresas, tendo em vista a grande quantidade de ofertas que os clientes recebem diariamente”, destaca a especialista.
Dentre as inúmeras ferramentas utilizadas pelos setores de qualidade das empresas, a professora destaca o Controle Estatístico do Processo, as Cartas de Controle, Lista de verificação, o Ciclo PDCA e Diagrama Espinha de Peixe. “São várias as ferramentas que a gente tem, de acordo com a necessidade da empresa, com o tipo de problema que é encontrado. A gente pode utilizar uma série delas separadamente e até combinadas”, ressalta Michelle.
Sobre a relação com as novas tecnologias, como computadores e celulares, a especialista comenta que algumas delas podem também ser utilizadas também sem um sistema informatizado. As ferramentas podem ser aplicadas em qualquer tipo de empresa, é necessário apenas que o gestor estude e descubra qual a melhor ferramenta em acordo com a proposta da empresa.
Em Itajubá, os gestores interessados em explorar melhor este campo de estudo podem encontrar uma oportunidade de aprendizagem através do MBA em Gestão da Qualidade, oferecida pela Facesm. Dentro do curso é oferecida uma disciplina específica sobre as Ferramentas da Qualidade, que pode também ser cursada separadamente com carga horária de 20h. Confira mais detalhes na entrevista.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM