O ser humano difere de outros animais pelo fato de ser livre, racional, consciente e ter a capacidade de utilizar seus dedos como instrumento para manipulações diversas (do tipo pinça). Entretanto, essas características são elementos que, embora naturais desta espécie, influencia de maneira diferenciada de uma pessoa para outra, interferindo no grau de utilização e benefícios advindo desta natureza. Um dos principais fatores de diferenciação é o nível de conhecimento e principalmente a atitude. O conhecimento como entendimento do mundo não é pois, um enfeite ou uma ilustração da mente e da memória, mas um mecanismo fundamental para tornar a vida mais satisfatória e mais plenamente realizada. Assim sendo, nossa capacidade de pensar, gera uma dimensão nova, evoluindo e ampliando nosso modelo de mundo. Embora adquirimos o conhecimento por toda nossa vida através de vários mecanismos, a escola é o grande instrumento que nos fornece os meios para conhecer e desvendar nosso universo e conquistar a nossa realização. A velocidade das mudanças, faz do conhecimento um atributo cada vez mais urgente e essencial para a sobrevivência, caracterizando-se como a sociedade do conhecimento. Neste aspecto, a educação necessita desempenhar este papel, formando estudantes capazes de adquirir e desenvolver novas competências, em função de novos saberes que se produzem e que demandam um novo tipo de profissional, preparado não somente para enfrentar novas tecnologias e linguagens, mas também uma postura de comportamento que leve o indivíduo a promover e liderar mudanças no contexto socioeconômico da realidade onde o mesmo está inserido. Mais que nunca, é preciso garantir condições para que desde os primeiros anos escolares, o indivíduo desenvolva atitudes que proporcione esta capacidade de construir sua autorealização, pois conhecimento por si só não é suficiente para construir as competências exigidas por um mercado extremamente seletivo e exigente. Há necessidade de desenvolver:
Para que essas atitudes sejam desenvolvidas no indivíduo desde o estágio (faixa etária) mais propício, é necessário que as escolas do ensino fundamental se instrumentalize para trabalhar a pedagogia empreendedora, que são as atitudes que direcionam para o sucesso. A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas – FACESM, em conjunto com a Quality Steps Soluções Empresariais através dos Núcleos de Empreendedorismo, tem desenvolvido várias pesquisas nesta área de conhecimento, pois visualiza o empreendedorismo como uma grande filosofia de vida e de promoção da inclusão social. Há necessidade de ultrapassarmos os muros da escola e promover um vivenciamento da realidade atual, na qual se exige do profissional um comportamento que possibilite conquistar espaços, autonomia e oportunidades em um mundo com recursos cada vez mais escasso. Ajudá-lo a perceber e se condicionar para o sucesso é nosso objetivo nesta coluna.
Seja bem vindo ao mundo do empreendedorismo!
Continue conectado, na próxima gota estaremos refletindo um pouco sobre o SUCESSO!