• Agenda Agenda
  • Artigos Artigos
  • Painel de Empregos Painel de empregos
  • Telefones Úteis Telefone Úteis
  • Podcast Podcasts
  • Busca Busca
  • Nosso Site
    • Quem somos
    • Conexão na Panorama
    • Mural de recados
    • Fale conosco
  • A Cidade
    • História
    • Dados demográficos
    • Fotos
    • Vale a pena visitar
  • Oportunidades
    • Outras ofertas
    • Envie sua oferta
  • Parceiros
    • Reclamações Procon
    • TamanduáTI
Buscar no Conexão Itajubá
  • Home
  • Artigos Como é Fácil Alfabetizar
  • Hiperatividade

Hiperatividade

Publicado por Gilza Moura Pedrosa em 23/04/2008

Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH).

Considera-se um desequilíbrio cerebral pela insuficiência de neurotransmissores. ( falha- defeito)

Motivos:

Gestação

Nascimento- parto- demora ao chorar…
Pode ser genético
Disfusão orgânica e psicológica…

A Hiperatividade pode desaparecer com o tempo, em decorrer com a maturação do sistema nervoso.

Pode desaparecer na adolescência, mas pode carregar traços de dificuldades na atenção e na concentração.

O baixo estima (auto-estima) prejudica e deixa seqüelas.

Os pais podem ser hiperativos ou parentes próximos…

Problemas na coordenação motora e de desequilíbrio.

Inteligência pode ser normal, mas prejudicada pela falta de atenção… (Dinâmicas para atenção)

Problemas emocionais podem levar à hiperatividade.

O transtorno de déficit de atenção (TDAH) é responsável pela enorme frustração que pais e seus filhos experimentam a cada dia. Crianças, adolescentes e adultos são frequentemente rotulados de problemáticos, desmotivados, avoados, malcriados, indisciplinados, irresponsáveis ou até de possuidores de *pouca* inteligência.

Pesquisas informam que 3% a 5% das crianças em idade escolar, podem ser incluídas nesse diagnóstico. E que dessas crianças, 50% vão continuar a ter dificuldades na fase adulta.


Família, Escola, Social na Escola

Em casa:

Dificuldade em concentrar-se…

Atrapalha sempre qualquer situação…

Tumultua…

Chama atenção…

Agitado…

Inconstante…

Esses comportamentos os fazem diferentes e até excluídos; pois agem sem limites em qualquer ambiente, como se não tivessem receio das conseqüências.

Algumas características de um Hiperativo:

– Pressa nas refeições

– Come com rapidez e sem presteza

– Muda o canal da TV, sem mesmo ter tempo de ver o que está passando…

– Fala acelerado (confuso)

– Muda de atividade constantemente, mesmo sem terminá-las

– Não aceita ordens…

– Agressivo e violento (de repente)

– Quer se atendido imediatamente

– Não aceita regras…

– Quer impor sua vontade a seu modo

– Pedem coisas e logo desistem…

– Deixam o ambiente agitado, sem ordem e sem controle

– Tem muita ansiedade em todas atividades.

E mais…

O hiperativo deve ser sempre acompanhado e orientado por responsáveis, pois a hiperatividade nem sempre se apresenta como sintoma isolado.

Apresenta também como distúrbio comportamental, como:

– Agressividade

– Impulsividade

– Espírito destrutivos

– Dificuldades no relacionamento intra-pessoal e social

– Auto imagem negativa

E outras já citadas.

Os pais ou responsáveis devem se interados no que seja Hiperatividade para melhor poder apoiar e conviver com seu filho, isto é fundamenta para que haja sucesso.

Na Escola:

Possuem as mesmas características e vão explorá-las com eficiência e continuidade. (platéia)

O profissionais de ensino devem ter capacidade de diferenciar o que seja problema que resulta de incapacidade e problema que resulta de recusa ativa em obedecer ordens. Cada uma delas deve ser resolvidas com critério específico.

Devem instruir positivamente, pois devem *descobrir* o lado positivo de cada um deles e usar para incentivá-lo. É difícil e problemático no início, mas leva à facilidade no decorrer do processo escolar.

Recompensar o comportamento adequado…

Devem estar sempre com *pé na frente*… pois senão eles dominarão o espaço com facilidade.

Usar a técnica de resposta isto é perder o que já estava conquistado por ele.

Planejar adequadamente a aula a ser dada de maneira que envolva o aluno em pauta…(rápida -dinâmica etc…)

Usar rotinas com inteligência… (criatividade)

Regras claras e concisas.

Evitar repetir situações…(conflitos ocasionais)

Punir adequadamente com precisão, honestidade, em momento certo e sem humilhação.(direito adquirido) – LEI.Usar sempre estratégia de controle. (pais e escola)

Ter ótima relação entre mestre e aluno…

Professores adequados e experientes na área.

Comunicação entre pais e mestres, constantemente.

Sala de Aula:

Os hiperativos podem e devem permanecer em classe normal.

As salas de aula devem ser organizadas e estruturadas para receber alunos hiperativos. ( perigos)

Carteiras separadas… (hoje é normal)

Premiações coerentes e freqüentes.

Programas de reforço especializado… na escola e se preciso for, também em casa.

Avaliação freqüente e imediata (usar os momentos de passividade)

Ignorar pequenos acidentes, pois são de menores conseqüências e são para chamar atenção.

Material didático adequado à habilidade de cada aluno.

Estratégias Cognitivas ( dinâmicas atrativas e de interesse)

Tarefas interessantes e não muito longas…

Devem ser supervisionados quando fora da classe… (problemas podem surgir…)

Os alunos com problemas mais sérios exigem salas especializadas.

Os alunos hiperativos são inteligentes e quando não gostam de algo ou de alguém… não gostam mesmo. Mas quando gostam, se apaixonam; tanto de coisas e de pessoas. Eles são atentos a tudo e a todos.O cérebro está sempre pronto *no que fazer de diferente*. São observadores, muito críticos e coerentes em suas críticas, as quais sempre tem fundo de verdade. Causas de desavenças constantes entre pais, professores, amigos…


Tratamento:

Profissionais das áreas médicas, saúde mental e psicológica, em conjunto com os pais e profissionais de ensino poderão diagnosticar, orientar e realizar um trabalho eficiente e apropriado aos interessados.

Os pais devem ser treinados para uso de estratégicas, para não se sentirem sem ferramentas apropriadas mediante seu filho. Isto vem facilitar o convívio do hiperativo e a sua realidade.

Programas pedagógicos adequados facilitarão a presença do aluno na aprendizagem e o querer ir à escola.

Aconselhamento individualizado e familiar devem sempre ter primazia e ser um meio importante de ajuda que a escola poderá oferecer e sem dúvida alguma terá retorno positivo; tanto para os alunos, aos pais e a própria escola.


Medicamentos:

Os medicamentos mais usados para o controle do sintoma do (TDAH) são os psicoestimulantes. 70% a 80% dos hiperativos apresentam respostas positivas. Esse tipo de medicamento apresenta uma melhora drástica com a redução do comportamento impulsivo e hiperativo e um aumento da capacidade de atenção.

Crianças, adolescentes e adultos devem ser medicados de acordo com seu médico especializado.

O adulto deve procurar se estruturar com seu meio ambiente, desenvolvendo hábitos organizados e procurar profissionais para aconselhamentos (psicólogos…) Essa ajuda vai transformar a vida dos pais e dos filhos de uma maneira extraordinária. Cada médico possui sua linha de tratamento e medicamento.(pesquisar antes)

*A procura de profissionais da área devem ser de preferência dos responsáveis e ou… da escola*)

*Os Hiperativos devem ter confiança nos profissionais*

*O tempo do hiperativo é completamente diferente e deve ser respeitado*

*O Hiperativo é um ser especial por isso deve ser orientado por seres especiais*


Divulgação:

A divulgação é importante para que os pais não se sintam sozinhos e desamparados. O saber lidar, faz a diferença; o saber aceitar é a sublimação.

Podem navegar na internet como www.hiperatividade.com.br

Procurar livros variados…

Filmes…

Vídeos e fitas sobre o tema…

Conversa com professores, amigas…

Professores:

Estes foram,são e serão a esperança dos avanços dos hiperativos.Com saberes apropriados,com determinação, com
satisfação, com alegria, com amor e com carisma, poderão fazer a diferença.

Realizar sonhos do hiperativo é edificante, é sublime e só o professor especializado é capaz disto.

Pesquisem muito professores…

Leiam muito sobre Hiperatividade.

Passem para os outros colegas, tudo o que já sabe sobre hiperatividade.

Fiquem atentos aos alunos com as características já mencionadas.

Tenham coragem.Tenham força. Mas tenham fé.

A luta é sem dúvida grande e árdua, mas com finalizações gratificantes.

Prognóstico:

A identificação precoce do problema e seguido de um tratamento adequado, tem mostrado que podemos vencer obstáculos. Gilza Moura Pedrosa -pesquisadora. **Um pouco para facilitar a sua vida**

Compartilhar

Artigos Relacionados

05/09/2012

Respeito é bom…e todo mundo gosta


Leia mais
23/05/2012

Comportamento


Leia mais
23/12/2011

Quando a tristeza chega… acomoda… e destrói.


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

Conexão Itajubá

  • Quem somos
  • Agenda
  • Painel de empregos
  • Telefones úteis
  • Contribua com conteúdo
  • Fale conosco
  • Conexão Itajubá
  • Quem somos
  • Notícias
  • Agenda
  • Artigos
  • Painel de empregos
  • Telefones úteis
  • Anuncie
  • Assine o newsletter
  • Contribua com conteúdo
  • Fale conosco
  • Privacidade e Termos
  • youtube
  • spotify
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • instagram
©2005-2025 CONEXÃO ITAJUBÁ - Hospedado por Tamanduá TI
  • Agenda
  • Artigos
  • Painel de Empregos
  • Telefones Úteis