Belo Horizonte – Nesta quarta-feira (16), a partir das 9h, equipes do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais (Ipem/MG) realizam, no laboratório de fiscalização de Produtos Pré-medidos, testes em produtos relacionados à Copa do Mundo, como guardanapos, bandeiras, balões e papel crepom. Os testes são realizados na sede do Ipem/MG, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e podem ser acompanhados por jornalistas. Os representantes das empresas fiscalizadas também são convidados previamente a presenciar os exames.
De acordo com a gerente do setor, Ângela Cadette, os produtos foram recolhidos no comércio da RMBH. Em algumas amostras são realizados apenas os testes quantitativos, onde se verifica o número de unidades, como dos balões, por exemplo. Já no caso dos papéis ou bandeiras são verificados o número de unidades, largura e comprimento e se estão de acordo com o indicado na embalagem.
Ângela destaca que essa fiscalização é de grande importância, já que os produtos pré-medidos são embalados e pesados longe da vista do consumidor. “É muito difícil o consumidor saber se o produto contém exatamente o que está indicado”, lembra a gerente, que informa ainda que outras ações de fiscalização de produtos consumidos em determinada época – como é o caso do material escolar e produtos juninos – estão programadas para o restante do ano e ocorrem em todo o país, conforme programação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para todos os Ipem’s.
Fonte: Agência Minas