A Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu no dia 07 de julho a visita de professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O objetivo é obter apoio técnico para elaboração de um projeto que visa a obtenção de recursos do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (FIDRO) para a segunda fase das obras do Aterro Sanitário do Município.
A Universidade Federal de Lavras e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) firmaram um convênio que prevê apoio técnico aos municípios do Sul de Minas, dentro do programa “Minas sem lixões”. Já o FIDRO tem como objetivo dar suporte financeiro a programas e projetos que promovam a racionalização do uso e a melhoria nos aspectos quantitativos e qualitativos, dos recursos hídricos no Estado.
O Secretário de Meio Ambiente, Antônio Raimundo Mendonça Rennó, e a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Andriani Tavares Tenório Gonçalves, apresentaram aos professores da UFLA o projeto do Aterro Sanitário, o projeto de transformação do lixão em aterro controlado, o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos e o projeto que criou a Associação dos Catadores Itajubenses de Material Reciclável (ACIMAR). Todos também visitaram o aterro controlado e as obras do Aterro Sanitário.
Os professores parabenizaram Itajubá pelo grande avanço no tratamento e na destinação final dos resíduos sólidos urbanos, assim como pela consolidação do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí para Aterro Sanitário (CIMASASA), para buscar alternativas mais viáveis não só para Itajubá mais para os municípios da região. Segundo o Secretário Antônio Raimundo, o município de Itajubá, através do CIMASAS, tem grandes chances de obter os recursos do FIDRO, como anteciparam os professores da UFLA.
Fonte: SECOM