Trinta e seis representantes de incubadoras de empresas e parques tecnológicos do Estado participaram da 1ª reunião anual da RMI (Rede Mineira de Inovação), realizada em Itajubá nos dias 8 e 9 de julho. O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Engenharia Elétrica da Unifei (Universidade Federal de Itajubá).
O Sul de Minas, com destaque para Itajubá, tem uma importância muito grande na área de empreendedorismo e incubação graças à visão de pessoas como a Geanete Dias e ao professor Renato, disse o presidente da RMI, Rogério Abranches da Silva. Ele se referiu à gerente da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá), Geanete Dias Morais Batista, e ao reitor da Unifei, Renato Nunes.
O encontro foi aberto com uma palestra de Renato Nunes, seguida de uma apresentação do Programa de Incubação da INCIT, feito por Geanete Dias. É muito bom Itajubá sediar um encontro tão importante como este. É um momento de troca de informações e experiências?, disse Geanete. Esta é a terceira vez, em cinco anos, que o encontro da RMI é realizado no município.
A RMI é uma associação que promove o empreendedorismo, a geração de novos empreendimentos inovadores e demais ações para alavancar o desenvolvimento econômico e social em Minas Gerais. Atualmente, a rede reúne 27 incubadoras e três parques tecnológicos.
Entre os temas discutidos no encontro está o Sibratec (Sistema Brasileiro de Tecnologia), do qual a RMI é a gestora. O Sibratec apoia atividades de P&D voltadas para a inovação em produtos e processos, em consonância com as prioridades das políticas industrial, tecnológica e de comércio exterior. O projeto mineiro, de acordo com o presidente da RMI, prevê R$ 3 milhões para beneficiar micro e pequenas empresas com capacidade de exportação.
Também foi definido, durante o encontro, o planejamento estratégico da rede, que se reúne em setembro para a eleição da nova diretoria.
Fonte: Contexto