O prefeito de Itajubá, Dr. Jorge Renó Mouallem, assinou nesta terça-feira, 23, o decreto de tombamento de três novos bens culturais, sendo um imóvel, o Prédio Central da Unifei, onde estão inseridos o Laboratório Termo-Hidrelétrico e Laboratório de Máquinas Elétricas – LME, que também foram tombados no mesmo decreto. Bens de relevância na história itajubense, da educação do Brasil e da engenharia nacional. A cerimônia oficial aconteceu no dia que a Unifei comemora 97 anos e o cinquentenário da Fundação Theodomiro Santiago.
“Além destes três novos bens tombados, possuímos oito bens culturais tombados pelo município; um tombado pelo Estado; um bem integrado e outros dois bens imateriais; que estão sob a guarda e preservação de todos nós”, relembrou a secretária de Cultura e Turismo, Fábia Izidoro, que na cerimônia representou o prefeito, que no mesmo momento estava em outro evento recepcionando o general de Exército, Enzo Martins Peri, comandante do Exército Brasileiro.
Os bens foram aprovados pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Artístico de Itajubá – CODPHAI. “O resgate e a preservação dos patrimônios são de suma importância para nosso futuro e presente, pois demonstram nosso respeito e cuidado em manter na lembrança de todos os momentos e as obras de nosso povo, que com tanto carinho começaram a construir nossa cidade e escreverem a nossa história”, disse Fábia.
Na ocasião, a secretária lembrou que o poder público está desenvolvendo outras ações na preservação de nosso patrimônio, como a reforma do Museu Municipal, cujas obras já se encontram em fase final.
Fonte: Secom-Itajubá