No próximo sábado, 03 de fevereiro, é o Dia D contra a Febre Amarela em Itajubá. A cidade irá receber diversas ações preventivas e informativas sobre a Febre Amarela. Todos os postos de saúde da cidade estarão abertos, das 08h às 16h, para a vacinação gratuita.
A doença tem deixado a população de todo o país apreensiva e por este motivo a Secretaria Municipal de Saúde de Itajubá irá intensificar as ações da Campanha. A cidade possui a vacina disponibilizada em todos os postos de saúde do município durante todos os dias da semana, para saber sobre os horários de atendimento o cidadão pode procurar o posto mais próximo de sua casa.
Na última semana o Hospital Escola de Itajubá registrou o falecimento de um cidadão com suspeita de Febre Amarela. O caso causou muitas dúvidas devido à sua repercussão. O Secretário Municipal de Saúde do município, Nilo Baracho, esclarece então que o diagnóstico é positivo para a Febre Amarela e que, mesmo que o falecimento tenha sido registrado em Itajubá, a ocorrência da doença é registrada na cidade do paciente que é Conceição dos Ouros.
Quando deu entrada no hospital em Itajubá o paciente já havia contraído a doença em Conceição dos Ouros e passado também por atendimento médico no hospital de Paraisópolis. O município de Conceição dos Ouros já contabiliza então duas mortes por Febre Amarela.
Em Itajubá ainda não foram registrados casos da doença e, mesmo que o status do município não seja alterado no Ministério da Saúde, o secretário declara que as ações dos profissionais da saúde na cidade já mudaram. A campanha tem sido cada vez mais intensificada no perímetro urbano e também na zona rural do município.
Confira mais detalhes na entrevista.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM