Neste domingo, dia 26 de outubro, se encerra o 2º turno das eleições 2014. O pleito começará às 8h e terminará às 17h. Após esse horário, para os eleitores que já estavam na fila, serão distribuídas senhas e quem chegar atrasado não poderá votar. A apuração dos votos acontece imediatamente após o término da votação, seção a seção.
Segundo o Juiz Eleitoral Dr. Willys Vilas Boas, os eleitores podem usar as roupa do cotidiano, no entanto, está vetado o uso da camiseta ou bonés do candidato. Também é proibida a prática de boa de urna e entrega de santinhos no dia da eleição. Bótons, adesivos ou mesmo bandeirolas são permitidos, já que caracterizam a chamada “manifestação silenciosa” do eleitor.
Os cavaletes podem ficar nas ruas até às 22h do dia que antecede o pleito. Não há problemas com carros adesivados, desde que não sejam colocados próximos às seções eleitorais, pois isso caracteriza boca de urna. A Lei Seca funciona das 6h às 18h no domingo (26) e os supermercados estão autorizados a vender bebidas alcoólicas para as pessoas levarem para casa.
Para o eleitor não errar na hora do voto, a Justiça Eleitoral recomenda o uso de uma “cola” com o nome e número dos candidatos de preferência do eleitor. A medida pode evitar erros na hora da votação e também auxiliar na celeridade processo. Além disso, o eleitor não deve se esquecer de levar um documento oficial com foto. Não é permitido votar só com o título de eleitor. Em Minas Gerais o 2º turno irá eleger apenas presidente.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM