A Comissão de Compensação das Nações Unidas (UNCC) pagou na quinta-feira (28) um total de 590 milhões de dólares a nove demandantes que reivindicavam os danos dos prejuízos sofridos por causa da invasão do Iraque ao Kuwait em 1990. A última rodada de pagamentos eleva a cifra total de remunerações feitas até a data pela Comissão para mais de 30,7 bilhões de dólares, segundo comunicado.
A maioria dos fundos para o pagamento da compensação tem vindo da venda de petróleo iraquiano, sob o programa Petróleo por Comida, que terminou em 2003, e posteriormente das medidas tomadas nas resoluções do Conselho de Segurança.
Fundada em 1991 como órgão subsidiário do Conselho, a Comissão tem recebido quase 3 milhões de reclamações, incluindo os de quase 100 governos para si próprios, para cidadãos de seus países e para instituições e empresas nacionais. O Conselho do UNCC identificou seis categorias de reclamações: quatro vinculados a pedidos individuais, um para empresas e um outro para governos e organizações internacionais, que inclui também os pedidos de danos ambientais.
Fonte: ONU