Guimarães Rosa dizia que “o escritor assume uma grande responsabilidade”. Não resta dúvida. De forma similar, Simone de Beauvoir já alertava que “não se deve escrever nada com indiferença”, justamente pelo fato de que alguém vai ler o que foi escrito e estará sujeito ao impacto das palavras, da história, dos pensamentos ali contidos no livro. E quando se escreve para crianças, a responsabilidade é ainda maior, pois as crianças são e serão o que fazemos delas, com palavras, bons exemplos, histórias de superação, de amor pelo próximo.
Quando escrevi a “Ópera da Galinhinha”, lembro-me vagamente de que era algo para adultos e de repente, percebi que poderia ser para crianças. Mudei a linguagem, deixei a menina que mora dentro de mim tomar as rédeas da história, agucei minha veia humorística e nasceu Mariquinha, um amorzinho de galinhinha que ousou cantar mais do que um galo no Morro dos Ventos Cantantes! E cantar Ópera! Valha-me Deus!
O livro saiu do forno com cheiro de livro novo que é, divino! Uma verdadeira obra de arte! Mais do que nunca, a Musa Editora deu um show de brilho, arrasou! Fernanda Fonseca foi a fantástica ilustradora que deu corpo e cor aos galináceos e os irmãos Renata Ratto e Breno Lima foram os designers que projetaram este magnífico trabalho! O livro passou a ser uma Ópera escrita em Atos e não em capítulos.
O lançamento do livro aconteceu oficialmente no dia 23 de setembro de 2023, na Biblioteca Municipal de Itajubá. Tudo aconteceu numa tarde quente e bonita, com gente alegre, crianças brincando, ouvindo as histórias do galinho Archanjo Júnior que abrilhantou mais ainda a festa do lançamento da Mariquinha. Tudo isso com pipocas, algodão doce, salgadinhos e licor para os adultos que também se divertiram, conversaram e posaram para as lindas fotos da competente fotógrafa Marilia Faustino.
A mensagem do livro é que tudo pode acontecer se você tiver um desejo forte pulsando em seu coração, um sonho como a galinhinha teve, o de ser cantora lírica de ópera. Mariquinha é doce, é bondosa, encantadora, mas é forte e corajosa. O cantar de Mariquinha foi muito além dos palcos, usando seu dom para ajudar seus irmãos oprimidos. Na história muitos personagens terão seu papel: O galo Té, a galinha Tea, a fabulosa tia Galinha Caipira que mora no centro nervoso da roça, o Doutor Pavão Maestro Vila-Galos, o pedante galo Chantecler, o franguinho Gladius, os frangos Juan, Matoso, Bat e Pinote. Mas nem só de bons galináceos se faz um livro, teríamos que ter também o Mafioso Malvadus! E por aí vai, e por aí foi.
Uma história adorável que está encantando crianças e adultos.
Por Misa Ferreira, autora dos livros: Demência: o resgate da ternura, Santas Mentiras, Dois anjos e uma menina, Estranho espelho e outros contos, Asas por um dia e Na casa de minha avó. Graduada em Letras e pós graduada em Literatura. Premiada várias vezes em seus contos e crônicas.Embaixadora da Esperança (Ambassadors of Hope) com sede em Calcutá na India. A única escritora/embaixadora do Brasil a integrar o Projeto Wallowbooks. Desde 2009 Misa é articulista do Conexão Itajubá, enviando crônicas e poemas. Também contribui para o jornal “O Centenário” de Pedralva