Sono de qualidade e tranquilidade são alguns dos benefícios que a aposentada Hilária Maria encontrou na meditação. Em uma Unidade Básica de Saúde de Campo Bom, cidade gaúcha onde vive, ela é uma das pacientes das duas turmas que buscam na meditação o bem-estar e a promoção da saúde. Dona Hilária conta que deixou pra trás muitas dores e preocupações.
“É um tratamento que tu tá fazendo. Pro teu bem, sem tomar remédio. Mas tu tem que pensar que pode levar muito tempo pra ficar bom. Você toma medicamento e não fica bom uma vez, duas, tomando medicamento”.
A meditação é uma técnica milenar que foi reconhecida em março de 2017, pelo Ministério da Saúde, como Prática Integrativa e passou a ser um dos serviços oferecidos pelo SUS. O técnico do Departamento de Atenção Básica, Daniel Amado, fala sobre os benefícios aos praticantes.
“A meditação é uma prática promotora da saúde. Ela atua principalmente como ferramenta de conhecimento das próprias emoções, do controle do estresse, e do autoconhecimento. Isso gera diversos benefícios para o praticante, como o controle da hipertensão arterial, da ansiedade, depressão, inclusive de dor crônica”.
Quem pratica meditação, naturalmente também costuma adquirir outros hábitos, como a adesão à alimentação saudável e prática de atividade física. Para conhecer mais sobre a meditação, acessewww.blog.saude.gov.br.
Fonte: Agência do Rádio