Entre séculos de desinformação sobre a síndrome de Down foram gerados vários mitos equivocados sobre a síndrome. Ainda há muitos mitos e verdades sobre a trissomia do cromossomo 21 e por isso é muito importante se manter sempre bem-informado acerca daquilo que é verdade ou mito.
Uma dúvida para muitas pessoas é se a mulher com síndrome de Down pode engravidar. A resposta é: sim.
Se não apresentarem problemas na ovulação, as mulheres com a síndrome têm a chance de engravidarem. Contudo, a gestação pode ser de alto risco caso sejam pessoas com sobrepeso, hipertensas, diabéticas ou que apresentem uma cardiopatia. Em todos os casos o pré-natal é de extrema importância. Estima-se que 35% a 50% dessas mulheres podem gerar um bebê com a mesma síndrome.
Uma história muito impactante e que até gerou o livro* “Minha mãe tem síndrome de Down, e daí?” é a da Izabel Rodrigues, que descobriu que tinha síndrome de Down aos 35 anos. Ela se casou aos 25 anos com José Ribeiro e somente uma década depois, sem ainda gerar, parentes do casal a levaram para uma consulta médica e aí descobriram que ela tinha a síndrome. Apesar da notícia dos médicos de que não poderia ter filhos, alguns meses depois Izabel engravidou e foi uma felicidade para toda família.
Cristina Maria, filha do casal escreveu o livro “Minha mãe tem síndrome de Down, e daí?”. O livro conta toda a história de Izabel Rodrigues e vale muito a pena conferir.
*Sobre o livro “Minha mãe tem síndrome de Down, e daí?
O livro conta uma história inspiradora que desafia os preconceitos e questiona os padrões estabelecidos sobre o amor e as relações humanas. Através das palavras envolventes de Cristinna Maria Cândida da Silva, somos convidados a refletir sobre as barreiras que impedem o verdadeiro entendimento e aceitação das diferenças.
Este livro não é apenas um relato sincero e corajoso, mas também um convite para uma revisão profunda de nossos próprios preconceitos e comportamentos. Ao acompanhar a história de Dona Isabel, somos instigados a questionar as normas que ditam o que é normal e o que é anormal nas relações afetivas.
Esta obra nos apresenta personagens reais, que desafiam estereótipos e nos mostram a importância de casais que vivem suas identidades sem medo do preconceito. O livro é um relato lindo de uma filha que é fruto de um amor verdadeiro, e nos incentiva a repensar nossas próprias crenças e atitudes.
Após ler “Minha Mãe tem síndrome de Down e daí?” não seremos mais os mesmos. Seremos convidados a abraçar a diversidade, a valorizar as relações autênticas e a celebrar a singularidade de cada indivíduo.
Prepare-se para uma jornada emocionante que abrirá seus olhos e tocará seu coração. “Minha Mãe tem síndrome de Down e daí?” é uma obra que desafia a norma, espalha compreensão e nos lembra do poder do amor para transformar vidas.
Instituto Mano Down – Mano Down é uma instituição sem fins lucrativos que tem como meta promover a inclusão e a autonomia de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. A proposta do Instituto é promover o desenvolvimento potencializado em todo o ciclo de vida da pessoa com T21 – bebês, crianças, jovens, adultos e idosos.
Endereço: Rua Urucuia, 62 – Floresta – Belo Horizonte MG – CEP: 30150-060
Contato:
(31) 3371-3739 | (31) 2528-6057
(31) 3017-0905 | (31) 3582-5764
Instagram: @intitutomanodown
Fonte: https://manodown.com.br/instituto/mito-ou-verdade-mulheres-com-sindrome-de-down-podem-engravidar/