Durante o mês de julho foram realizadas, em 210 municípios mineiros, conferências municipais e regionais do idoso. O encontro municipal é um pré-requisito para a participação na III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizada dias 22 e 23 de agosto, em Belo Horizonte.
Nas conferências, os idosos participaram de diversas discussões e assistiram a palestras sobre temas de interesse. O presidente do Conselho Estadual do Idoso, Felipe Willer, ressalta a importância das propostas apresentadas e discutidas para a efetivação de políticas públicas que atendam às necessidades dos idosos.
“Tivemos a oportunidade de detectar um bom nível de propostas que vão referendar a conferencia estadual, considerando que esta conferência será um diferencial e um momento em que queremos escutar o idoso e destacar o que deve ser priorizado nas políticas públicas”, comenta. Entre as propostas apresentadas, Willer destaca a criação do Fundo Estadual do Idoso e o aprimoramento de políticas públicas no que se refere ao transporte público coletivo intermunicipal e interestadual.
Nos encontros municipais são elaboradas sugestões para a conferência estadual. As propostas mais relevantes de Minas Gerais serão apresentadas em Brasília (DF), durante a Conferência Nacional, prevista para novembro deste ano. Durante o encontro estadual, também serão escolhidos os delegados que vão representar o Estado na capital federal.
Tema
A Conferência Estadual, que terá como tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno em Minas Gerais e no Brasil”, visa apontar e discutir as necessidades da população idosa para subsidiar a definição de políticas públicas em prol deste público. Para Willer, a conferência será complexa e poderá ser considerada como a primeira que tratará da rede do idoso, promovendo o seu empoderamento e o fortalecimento político dos conselhos e das políticas públicas de promoção da intersetoralidade. “Acredito que na Conferência Estadual, que terá representantes de todo o Estado, poderemos fortalecer a rede de promoção e proteção do idoso com a criação de políticas públicas bem articuladas”, relata.
Entre os principais temas que serão tratados no encontro estadual estão o envelhecimento e políticas de Estado, a efetivação dos direitos da pessoa idosa e fortalecimento dos conselhos do idoso. A III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa será promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), e terá o apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e do Conselho Estadual do Idoso.
Fonte: Agência Minas