Não querendo ser saudosista, mas sendo, lembro-me da época que as transmissões de TV do campeonato brasileiro eram um produto de alto valor que era vendido para várias partes do mundo.
Atualmente outros centros futebolísticos tem chamado à atenção do mundo, tais como Espanha, Inglaterra, Alemanha e ainda a Itália. A Liga dos Campeões da Europa, atualmente chamada “A Liga dos Sonhos”, está fazendo 60 anos e é o produto mais bem organizado e mais valorizado. Ela é a grande vitrine no mundo do futebol;
Mas deixando os sonhos um pouco de lado e voltando para nossa realidade, mesmo com toda decadência de nosso futebol, o Brasileirão é um campeonato muito difícil e equilibrado que movimenta milhões de torcedores e trilhões de reais.
Em sua primeira rodada não há nenhum time favorito, demostrando que o equilíbrio pode ser ainda maior que em 2014. Como sempre acontece, no inicio todos se acham em condições de fazer uma boa campanha, mas esta é uma realidade que vai fazer parte de pouquíssimos clubes.
A audiência do futebol na televisão caiu muito e já deixa a Rede Globo desejando mudanças. Existe grande pressão para acabar o sistema de pontos corridos. Mas será que será suficiente para aumentar a audiência?
Os melhores jogadores que vão se destacando vão sendo vendidos para o exterior. Os técnicos perdem seus empregos em média a cada seis meses e os times mudam de plantel a cada nova temporada.
De qualquer forma, somos um povo que aprendeu a fazer do futebol um estilo de vida.
Pelo menos essa é a minha opinião!