Tanto a Copa América de futebol quanto a Eurocopa estão em sua fase semifinal. Na copa América os jogos acontecerão nesta segunda feira (05/07) entre Peru e Brasil, e o outro jogo na terça feira (06/07) entre Colômbia e Argentina. Tudo está caminhando para ter mais uma final entre Brasil e Argentina, na qual todos já sabem a rivalidade que existe entre esses dois países. Já no velho continente, os dois jogos ficaram por conta de Itália e Espanha na terça (06/07) e na quarta (07/07) o outro jogo entre Inglaterra e Dinamarca. São evidentes as diferenças entre as competições.
Talvez muitos que estão lendo minha crônica dessa semana não conheceram o que vou apresentar (mas podem confirmar com algum parente). Havia um programa humorístico da TV chamado: “Balança Mas Não Cai” em que havia um quadro que tinha sempre um primo pobre visitando o primo rico. Nessa conversa sempre havia um contraste muito grande de realidade entre os dois primos em função das diferenças de poder aquisitivo em que era tanta que se transformavam em piadas. Essa semana, um amigo me fez uma pergunta, pois não estava entendendo porque a Globo não estava transmitindo a Copa América e descobriu que em canal aberto, somente a SBT estava transmitindo os jogos. Disse a ele que a emissora considerada a “prima rica” da televisão brasileira estava transmitindo a Eurocopa. Aproveitando a ideia dos primos, quanta diferença de realidade entre o futebol Sul Americano e o Europeu. As diferenças são muito perceptivas para entender quem é o primo pobre e quem é o primo rico. Um abismo separa as realidades principalmente em relação a organização, ao profissionalismo de como é tratado o futebol, aos cuidados que são tratados as arenas e gramados. Tudo isso acaba se configurando em faturamentos muito superiores, salários milionários e um espetáculo muito melhor. Esse é o primo rico do futebol global. Sei que alguns ao lerem esse texto podem considerar que eu tenho aquela síndrome que muito se tem falado ultimamente: No meu caso, não é síndrome de vira latas e sim a história do primo rico.
Pelo menos essa é a minha opinião!
Amanhã ás 20h terá Peru X Brasil e na terça feira (06/07) Colômbia X Argentina com o Messi fazendo a diferença nesta Copa América.