O único clube que chegou a semi final da Copa Libertadores da America foi o Internacional de Porto Alegre. Até então com boas perspectivas de chegar ao título em função de suas características que juntamente com o rival Gremio se assemelham com os times sul americanos de outros paises (talvez pela proximidade geográfica). Ou seja, o Inter foi o Brasil na Libertadores.
A desclassificação do Internacional na Taça Libertadores, foi o suficiente para iniciar uma crise sem precedentes.
O clube apostou todas as suas fichas no torneio, poupando seus jogadores titulares e jogando com um time reserva no brasileirão e com isto deixando de brigar pelo tôpo da tabela.
O técnico uruguaio Diego Aguirre que durante algum tempo era elogiado, já começou a ser Bastante questionado.
Como no futebol brasileiro os cartolas adoram surpreender seus torcedores, a diretoria do Internacional teve a brilhante decisão em demitir o seu técnico exatamente na semana do GRENAL, que é um campeonato a parte e com imensa repercução.
O resultado todos já sabem pois o GRENAL de numero 407 entrou para sempre na historia desses dois grandes clubes do futebol brasileiro. Uma derrota de 5 x 0 somente aconteceu no segundo GRENAL a 105 anos atrás.
Tamanho impacto nos leva a pensar na origem de um placar tão dilatado em times que se agigantam quando se enfrentam (independente do nível tecnico em que se encontram no embate).
Seria uma resposta dos jogadores a diretoria em função da troca de tecnico?
Se tu me permites Tchê, os pais tricolores não esperavam um baita presente que tu recebe somente uma a cada geração. Pra tu vê de novo, somente os piazitos que ontem estavam no colo do papai.
Pelo menos essa é a minha opinião!