Manifestação de alegria, de explosão de verdadeiro êxtase. Mas não só de manifestações de alegria e de felicidade vive o torcedor do futebol. São frequentes as manifestações de repúdio, de revolta e de decepções. Algumas inclusive são criminosas, sem noção e sem perdão.
A manifestação legítima e ordeira tem apoio moral e constitucional.
Foi comum ontem ver as pessoas se vestirem de verde amarelo para colorir as manifestações contra a corrupção que assola este país. Ao se vestir de verde e amarelo, os manifestantes vestiram a camisa da seleção brasileira de futebol, ou melhor, a camisa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Provavelmente sem perceber, os manifestantes vestiram literalmente a camisa de uma das instituições mais criticadas pela corrupção sistêmica que se estende por décadas e que envergonha o futebol brasileiro. Uma contradição que provavelmente não foi percebida, mas que é bom que seja refletida.
Seja no futebol ou em qualquer situação, a população precisa aprender a se manifestar na alegria ou na tristeza, com civilidade e cidadania.
Respeitando as prioridades deste país cheio de necessidades, e vendo aquelas imagens de pessoas se manifestando com a camisa da seleção brasileira de futebol, cheguei a acreditar que um dia a torcida vai se manifestar contra a corrupção em nosso futebol para que ele volte á ser o melhor do mundo.
Pelo menos essa é a minha opinião!