– Você vai ficar bom! Alimente-se bem e movimente-se o mais que puder.
No dia seguinte, lá estava o porco novamente:
– Puxa, como você melhorou! Amanhã, iremos passear juntos, certo?
Na sexta-feira, vendo o cavalo desanimado, o porco insistiu:
– Levante-se! Você não pode se entregar! A vida é bela e ninguém vai matá-lo se quiser continuar vivendo.
Assim, com a ajuda do amigo, o puro-sangue saiu para o pasto e foi ganhando forças para vencer rapidamente a doença. E quando o fazendeiro viu seu estimado animal curado, chamou imediatamente o caseiro e ordenou:
– Mate o porco para comemorarmos este grande acontecimento com um belo jantar.
Embora irreal, este conto nos lembra como a vida pega a gente de surpresa, mesmo sem o envolvimento de pessoas mal intencionadas. Mas os imprevistos serão menores quando assumimos compromissos com Jesus, concorda? Além de crescermos em espiritualidade, sempre recebemos outros presentes do Céu.
Por exemplo, quem conhecer os fatos de minha cura física e interior, certamente crescerá um pouco mais na fé. Da mesma forma, todos que aplicarem as técnicas que conheço para melhor administrar o tempo, provavelmente alcançarão sucesso pessoal e bons resultados profissionais. Assim, vou multiplicando os talentos que recebi.
E você, o que tem feito com os dons que Deus lhe deu? Não pense em usá-los apenas em seu favorecimento, mas também em ajudar o próximo: sua família, seus amigos, seus inimigos e Jesus Cristo na pessoa do pobre! Eu concordo que ‘amar o próximo como a si mesmo’ é difícil, mas quem confia na providência Divina sofre novas conversões a cada dia.
E como dizia São Paulo, o dom mais importante é a caridade, que precisa ser um compromisso assumido com Deus. Mesmo quem pensa assim, será que anota na agenda a necessidade de ajudar o irmão que sofre?
Há gente triste por toda parte e precisamos mostrar o lado bom da vida. Eu sempre digo que isso se resume em amar a Deus e ao próximo. Aliás, foi Jesus que disse isto e Ele gosta que repitamos muitas vezes. Se colocarmos em prática então, iremos agradar a Deus ainda mais, além de deixarmos bons exemplos aos menores.
Contam que um menino saiu do cemitério de mãos dadas com a mãe, após o enterro do pai. Ela chorava copiosamente e dizia a todos que seria muito difícil a vida sem aquele homem maravilhoso. Foi quando o filho falou:
– Mamãe, o papai não morreu. Ele vive em mim através de tudo o que me ensinou! Somente o seu corpo não está aqui, mas ele falará por mim quando eu for obediente, quando for honesto, quando eu perdoar os meus amigos…
– Está certo, querido, mas a mamãe está triste.
– Um dia, papai me disse que eu poderia ter certeza que ele sempre estaria ao meu lado. E agora eu acredito que ele vive através da herança do amor que nos deixou.
Pois é, quanta gente já partiu do nosso meio deixando sementes de paz em nossos corações, não é mesmo? Jesus quer o nosso peito bem aberto para poder entrar e regar as sementes que ainda não brotaram. Quem lhe der abrigo, assumirá o compromisso de cuidar da nova planta que irá nascer. A cada dia, terá que adubá-la com oração e muito amor.
Não podemos esquecer que o nosso coração só tem fechadura do lado de dentro. Se não o abrirmos espontaneamente, nem Jesus entra! E você, quer assumir o compromisso de aceitar Maria e José como hóspedes no seu coração? Eles farão renascer o Filho tão amado dentro de ti.