O Brasil vive hoje uma crise sem precedentes com as suas lideranças. Aqueles que deveriam representar o povo brasileiro e liderar a nação aparecem nos noticiários como criminosos, sendo cassados por suas ações. São pessoas que não preenchem os requisitos para estarem nas suas posições, para serem líderes.
Pesquisas revelam que quando um grupo de pessoas é reunido em torno de um propósito único, independente da natureza da organização, toda expectativa do grupo gira em torno de integridade. Dos atributos que as pessoas esperam de um líder, esse adjetivo é sempre o mais esperado. E quando o líder deixa de ser íntegro, isso significa que ele ainda tem um paradigma mental do tipo ganha-perde e isso é muito prejudicial para a organização.
Nesse caso o pensamento é do tipo “Eu preciso fazer, porque se eu não fizer outro fará. Para que eu ganhe, os outros tem que perder”. O verdadeiro líder sabe que a única maneira de crescer de maneira sustentável é quando ele ganha e os outros também ganham. O que o Brasil mais precisa hoje é de pessoas com essa visão no papel de líderes.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM