Os grandes Horsemanchips americanos, como Mont Robert, Bil Buchanas entre outros se gabavam de saber exatamente onde seus cavalos colocariam as patas nas manobras que realisavam. Sabiam disto porque quando montados, estes cavaleiros mantinham uma estreita relação de equilíbrio, interior e exterior, com seus cavalos. Se transformavam , cavalo e cavaleiro, em uma só figura, um só ser.
A lenda do centauro é real. O cavalo é levado pelo cavaleiro pensando que ele próprio é quem comanda as ações. Isto graças as descobertas do Dr. Rooney ( veterinário Americano) que descobriu que o cavalo consegue manter sua locomoção, mesmo ao galope, indepenente de comandos diretos do célebro, devido à duas dilatações da medula cervical, que transmite estimulos nervosos, nas regiões lombar e cervical da coluna vertebral. Estas dilatações permitem que um cavaleiro eqilibrado, montando no centro de gravidade do cavalo, transmita estímulos atravéz das pernas para conduzir o conjunto da forma que desejar. Desda forma, com treinamento para condicionar os reflexos do cavalo, o mesmo atua pensando que os estímulos vem dele próprio. É literalmente tirar o cavalo para dançar.
Um cavaleiro inseguro dificilmente transmite segurança para sua montaria. Sabendo que os cavalos costumam espelhar a personalidade de quem o treina, o bom cavaleiro procura sempre conduzir o conjunto com auto confiança e equilíbrio. Isto se consegue com treinamento longo e contínuo, daí a importancia das aulas de equitação. As pessoas aprendem com professores experientes a conhecer em primeiro lugar os cavalos e depois a arte da equitação.
Conhecer os cavalos é investigar sua natureza, sua comunicação e de preferência comunicar com eles em sua própria linguagem. Os cavalos possuem uma inteligência biológica altamente desenvolvida e persebem com incrível sutilesa tudo a sua volta e nas reações de quem o esta montando.
Equitação é equilíbrio. Quanto mais prática, mais equilíbrio. Atingir o equilíbrio perfeito é como atingir o o cume de uma montanha alta. Muitas pessoas atravéz da equitação tem descoberto o caminho para o equilíbrio controlando as emoções fortes como raiva, insegurança, baixa estima, melhorando a qualidade de vida e atingindo uma boa equitação.