Por Michelle Reboita
Notícias na TV, rádio e internet que tratam de assuntos ligados à chuva sempre mencionam a quantidade de chuva ocorrida ou prevista em milímetros (mm). Parece confuso pensar em água e ao mesmo tempo numa medida que não é volume, mas a ideia é simples: um milímetro de chuva corresponde a altura de água acumulada em um determinado recipiente. Assim, uma altura de um milímetro de chuva sobre uma superfície com área de um metro quadrado corresponderá a um litro de água:
1 milímetro= 1 litro/metro2
Em outras palavras, a chuva é medida em recipientes que possuem escala em altura. Imagine um copo e que você cola nele uma régua escolar, com o zero da régua coincidindo com a base do copo. Se você deixar o copo exposto à chuva e a água coletada aparecer na marcação 1 mm, isso é equivalente a 1 litro de água colocado numa área de 1 metro2 (veja a ilustração na Figura 1). Se num dado dia chover 100 mm, isso equivale a 10 cm em altura (10 litros a cada metro2). Portanto, essa quantidade de chuva pode causar alagamentos dependendo da drenagem da região onde estiver incidindo.
Figura 1 Representação ilustrativa de 1 mm de chuva numa área de 1 metro2. Fonte: https://i.pinimg.com/originals/4c/da/c4/4cdac4c0822d4671bb7048fcc51a7fb0.jpg
As estações meteorológicas possuem instrumentos que medem a quantidade de chuva. Quando temos essa informação por uma sequência de anos, por exemplo, o total de chuva no mês de janeiro de 2000, janeiro de 2001 até janeiro de 2022, podemos calcular a média da chuva no mês de janeiro. Essa média é usada como uma estimativa do que pode chover nos próximos janeiros (2022, 2023…). O valor médio também é chamado de climatológico.
Você deve estar se perguntando: qual a quantidade média de chuva em cada mês do ano em Itajubá? A resposta está na Figura 2. Os maiores totais ocorrem nos meses de verão e os menores nos meses de inverno.
Figura 2 Climatologia da chuva (mm) em Itajubá no período de 2010 a 2021.
Figura 2 Climatologia da precipitação em Itajubá com base nas medidas realizadas na estação meteorológica da UNIFEI entre 2010 e 2021.