Quantas vezes você já se pegou parado em casa, pensando no que poderia fazer em seu tempo livre? Em como poderia aprender coisas novas e colocar em prática o que você já possui? Eu me peguei fazendo as mesmas perguntas e encontrei as respostas tornando-me um voluntário.
A primeira vista eu pensei que seria apenas mais um trabalho onde eu poderia aperfeiçoar meus conhecimentos e aprender com o trabalho que estaria realizando, mas com o passar do tempo percebi que não era apenas eu que estava me desenvolvendo, que toda instituição se desenvolvia comigo, e aprendia através do trabalho que eu e outros voluntários realizávamos. A maneira que eu lidava com os problemas era diferente da maneira que outro voluntário lidava e esta era diferente da maneira que a instituição em si lidava com ele, e que tínhamos que entrar num consenso para resolvê-lo da melhor forma possível.
É fantástico perceber que o seu trabalho está gerando resultados, e não digo apenas resultados para a instituição em si, mas também resultados na sociedade em geral e em mim mesmo. Perceber que minha maneira de encarar o mundo mudou. Existem pessoas que confiam no meu trabalho e ficam tão realizadas com ele quanto eu fico e isto é muito bom.
Atualmente faço-me perguntas diferentes das que fazia antes de ser voluntário. Pergunto-me qual a melhor maneira de ajudar a instituição onde trabalho, se estou realizando meu trabalho corretamente, se estou feliz com o que faço. E posso garantir que aprendi muito mais como voluntário do que teria aprendido se tivesse ficado apenas me perguntando o que eu poderia estar fazendo.