Além de evitar o desperdício de alimentos, ações como essa ajudam a produzir uma nova cultura que priorize a colaboração ao invés da competição, a cooperação ao invés do egoísmo e a solidariedade ao invés isolamento. E foi justamente o que aconteceu. Em poucas horas os moradores do bairro estavam mobilizados por essa ação, pegando uma porção e nutrindo a gratidão que poderão perpetuar compartilhando outros alimentos e dando continuidade a um círculo virtuoso. Afinal, muita gente tem ao menos uma pequena horta dentro de casa. E, por que não nos voltarmos para uma economia local, compartilhando e trocando o que cada um tem a fim de beneficiar a todos?
Existem estimativas de que 1/3 dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados e vão parar no lixo. E de que em países desenvolvidos mais da metade do desperdício acontece a partir dos lares. Mas, ao mesmo tempo, cresce o número de iniciativas para mudar essa realidade e pessoas engajadas em fazer um mundo melhor para se viver. Um exemplo é o aplicativo Olio, que permite que as pessoas compartilhem alimentos por meio da plataforma. Na nossa página, ComCiência Itajubá, também já falamos sobre as iniciativas de Delivery Reverso, que permitem às pessoas compartilharem alimentos sem sair de casa. Aqui mesmo em Itajubá, essa não foi a primeira vez que já vimos alguém compartilhando alimentos produzidos em suas hortas. Então, vamos nos inspirar nessas ações e contribuir para construir um mundo melhor?
O “ComCiência: Nosso conhecimento construindo um ambiente sustentável” é um grupo que se formou neste mês de Maio, fruto da articulação de instituições já atuantes em Itajubá, região e São Paulo com trabalhos relacionados a sustentabilidade. Nosso objetivo ao se unir é; pontuar Itajubá como uma cidade exemplo de boas práticas em sustentabilidade para o Brasil através de iniciativas, indicadores, dados e metas sempre buscando a melhoria contínua, beneficiando a todos os envolvidos da cadeia e fazendo a coisa acontecer agora.
Nós, seus representantes, estamos trabalhando para que o conhecimento construído ao longo do caminho crie uma reflexão coletiva e um engajamento capaz de melhorar o nosso ambiente já, pois esse desafio é de todos nós. Sua coluna éComCiência
Fonte: Grupo ComCiência