Embora os repasses para saúde não sejam interrompidos por conta das campanhas eleitorais, em Itajubá algumas obras, como as de ampliação nos bairros Nossa Senhora de Lourdes e Santa Rosa, não puderam ser terminadas no prazo definido. O motivo, explica o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Ricardo Zambrana, foi que o Governo Federal deixou de repassar na época 80% da verba destinada a essas melhorias.
Outro motivo de cobrança é a vacinação dos animais contra raiva, que este ano não aconteceu porque o Governo do Estado de Minas Gerais não enviou as vacinas, que são de sua responsabilidade. O Governo chegou a mandar as seringas, no entanto, por não haver produção o suficiente para atender toda demanda, o envio das vacinas priorizou cidades que têm risco de condução da raiva animal. Itajubá e a micro região de Itajubá não estão incluídas nesse grupo.
O projeto da Farmácia Integrada, orçado em 250 mil reais, já foi entregue ao Governo do Estado, no entanto, este também está atrasado e deveria ter sido entregue no primeiro semestre. Falta de mão de obra e de pessoas habilitadas para fazer as licitações são as principais razões do atraso, explica o secretário.
O ano de 2014 deixou também algumas conquistas, como é o caso do Centro de Zoonoses que conta com uma nova veterinária e já está realizando castrações. A expectativa é de outros dois profissionais sejam chamados no próximo ano, permitindo assim, expandir os serviços prestados. Os atendimentos começarão no final de janeiro de 2015, após a finalização de toda documentação necessária.
Este ano também foi deflagrada uma campanha contra a dengue e também contra chikungunya, com casos confirmados em São Lourenço. A equipe de combate à dengue cresceu de 9 agentes para 40, no entanto, ao mesmo tempo, os focos do mosquito também aumentaram, não apenas em Itajubá, mas em todo país.
Para 2015 o objetivo é iniciar muitos dos projetos que ficaram atrasados em 2014 e começar outros novos. Esse é o caso do Posto de Coleta de Sangue e o Centro de Especialidade Odontológica, ambos na Policlínica da Varginha que já está sendo reformada e que tem previsão de inauguração em março do ano que vem. Também está prevista para 2015 a construção da Unidade de Saúde do Bairro Santo Antônio, do Bairro Jardim das Colinas e do Boa Vista.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM