A ONG Resgacti é uma rede formada pela reunião de vários grupos de pessoas que antes agiram isoladamente. São pessoas que se preocupam com os animais, o meio ambiente, a natureza ou mesmo com as relações sociais entre as pessoas e o papel da ONG é exatamente criar estratégias para que esses grupos possam agir em conjunto. De todas as 10 áreas de atuação da ONG, o trabalho com os animais é sem dúvida o mais conhecido.
“A Resgacti está preocupada com a proteção dos animais em geral”, explica o diretorGilberto Andreotti. As consequências do abandono são muito claras na cidade, sendo vistas como incômodos quando o animal corre atrás de carros e motos, podendo gerar um acidente, ou mesmo atacando pessoas e transmitindo doenças. O que as pessoas normalmente não conhecem são as consequências na zona rural. O animal doméstico abandonado naquele ambiente entra em conflito com os animais silvestres que são executados pelos novos predadores e, portanto, impedidos de continuar sua função na manutenção de florestas e matas nativas.
Para tentar solucionar esse grande problema dos animas nas ruas, a ONG vem fazendo uma campanha de apoio à castração dos animais domésticos. As pessoas não deixam de castrar os animais porque assim querem, elas não o fazem por conta do preço e, pensando nisso, a Resgacti fez uma parceria com os veterinários da região, indo buscar os animais nas suas casas para o procedimento que fica muito mais barato. A castração, incluindo o transporte e pós-operatório, custa no máximo 120 reais, podendo ser até gratuita.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM