A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou na sexta-feira (23) odia 6 de abril como o Dia Internacional do Esporte para Desenvolvimento e Paz. O presidente do órgão, Vuk Jeremić, classificou a decisão como um passo “histórico” por reconhecer o poder do esporte para apagar barreiras culturais e mobilizar pessoas mundialmente.
“O esporte pode ser uma poderosa ferramenta de paz e reconciliação. Pode nos aproximar por meio da celebração compartilhada de realizações de apelo e atração universal”, disse Jeremić, acrescentando que as divisões étnicas, religiosas e econômicas caem no esquecimento, juntamente com o preconceito, o medo e o mal-entendido.
O esporte “também pode servir como uma ferramenta de desenvolvimento formidável”, destacou o presidente ao pedir que valores inerentes ao esporte integrem a agenda pós-2015 para ajudar a definir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Número um do tênis mundial e embaixador da boa vontade do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Novak Djokovic, disse torcer para que a data motive as pessoas a fazerem mais para cultivar valores como jogo limpo, trabalho em equipe e respeito pelos adversários.
“Esses ideais são universais. Toda sociedade bem-sucedida é construída sobre eles, e quanto mais respeito para incutir esses ideais em nós mesmos, melhor será o mundo que vamos deixar aos nossos sucessores”, declarou o atleta na Assembleia.
No dia 6 de abril de 1896 foi realizada a abertura da primeira Olimpíada da Era Moderna, em Atenas, na Grécia.
Fonte: ONU Brasil