Brownsea foi a prova prática do livroScouting for boys, lançado alguns meses depois (abril de 1908), em seis fascículos. A segunda edição, lançada pouco depois, já foi unificada em livro, mantendo essa forma desde então.
O termoScoutfoi escolhido por sugerir ao jovem que ele viveria situações nas quais teria de valer-se de seus próprios recursos e conhecimentos para superar dificuldades, desde o conforto para passar a noite até fazer uma boa refeição ou socorrer um acidentado.Scouté termo que designa o explorador de Cavalaria, aquele que vai adiante em território inimigo para coletar informações e trazê-las de volta, sem ser visto e menos ainda capturado. Para cumprir essa missão, tem de ter alto grau de iniciativa e conhecimentos que o habilitem a sobreviver em boas condições quando isolado, longe de sua base. Assim também seria o jovemBoy Scouttreinado para conduzir-se na vida com autonomia.
Os jovens que participaram do acampamento de Brownsea, divididos nas Patrulhas Corvo, Lobo, Maçarico e Touro, tinham idades de 10 a quase 17 anos, estando a maioria entre os 14 e os 16. À luz da experiência, B-P considerou a idade para ser Escoteiro entre os 12 e os 17 anos.
O crescimento do Movimento juvenil, levando-o ao Continente Europeu e ao além-mar, motivou o esboço de uma estrutura que trouxesse parâmetros comuns para a aplicação do método. Pressões das irmãs dos Escoteiros levaram à constituição dasGirl Guides, de início sob a direção de Agnes, irmã de B-P, mas só deslanchando depois que sua esposa, Lady Olave, assumiu o posto. Pressões também dos irmãos mais novos levaram à criação do Ramo Lobinho, em 1916, com um programa adequado à faixa etária (8 a 11 anos), tendo por marco simbólico as histórias de Mowgli, o menino-lobo, doLivro da Jângalde Rudyard Kipling.
A prova de fogo do Movimento Escoteiro foi a 1 Guerra Mundial, deflagrada em agosto de 1914. Nos quatro anos do conflito, muitos Escoteiros e Chefes dos vários países envolvidos perderam a vida. Dos participantes do acampamento de Brownsea, quatro morreram na guerra e dois outros pouco depois, por causas associadas ao conflito (um por doença e outro por efeitos de envenenamento por gás). B-P e Lady Olave trabalharam em um posto de descanso das tropas em Étaples, ajudando no processo de recuperação dos combatentes para serem reenviados ao combate. Na frente doméstica, os jovens Escoteiros trabalharam na venda de bônus do governo, na coleta de materiais que pudessem ser usados no esforço de guerra, como mensageiros e como vigilantes do ar, da costa e das linhas de comunicação.
Com o término da guerra e a desmobilização dos ex-combatentes, estes precisavam ser reintegrados à vida normal em sociedade. Para isto, o Escotismo mostrou ser de grande utilidade: os jovens que haviam sido Escoteiros reuniam-se e faziam juntos coisas que fossem úteis no processo de reconstrução. Essa atividade, na qual, além de se apoiarem mutuamente, os jovens se percebiam úteis à sociedade, permitiu-lhes uma recuperação mais rápida dos traumas psíquicos do combate. B-P, percebendo a importância desse trabalho, tratou de estruturar um Ramo que atendesse a esses jovens adultos, velhos demais para serem Escoteiros, mas não tão velhos que não se pudessem beneficiar do método. Essa é a origem do Ramo Pioneiro.
Percebe-se, assim, que o Escotismo, inicialmente concebido para os adolescentes, evoluiu com rapidez, atendendo a necessidades dos próprios jovens, para possibilitar-lhes viver uma grande aventura ao cumprir o processo de desenvolvimento físico, intelectual, do caráter, afetivo, social e espiritual, da infância ao início da idade adulta.