O uso da arma de fogo é preconizado, pela corporação da Policia Militar, para ser feito estritamente em trabalho. O policial deve zelar pelo ambiente harmonioso, seja com seus vizinhos ou colegas de trabalho.
O Tenente Fábio Abraão, Comandante do setor Norte, explica que faz parte do código de ética da PM que o uso da arma de fogo seja feito somente em caso de extrema necessidade e para a defesa da vida do Policial Militar. Esse uso da arma de fogo é chamado de
O cidadão que se sentir ameaçado por algum policial, deve entrar em contato com a Policia Militar, pois será prestado todo apoio à comunidade, gerando um procedimento administrativo para apurar os fatos e, talvez, até seja aberto um inquérito Policial Militar.
Independente se o policial está de serviço, ou não, o emprego da mesma deve ser bem feito. Ten. Abraão esclarece que há alguns processos que devem ser passados até que se chegue a fazer o uso da arma de fogo. Esses processos vão desde a presença do policial, passando por verbalização, controle de contato, até chegar-se ao uso da arma. Isso se chama uso diferenciado da força.
Outro esclarecimento muito importante foi o fato de que, toda vez que o policial usa a arma de fogo, mesmo que em serviço e em sua legítima defesa, é feito um auto de prisão em flagrante para que o policial deixe transparente a sua atitude.
A Policia Militar faz questão de esclarecer e julgar as atitudes de policiais que cometem erros no uso de sua arma de fogo. As punições podem variar desde de responder questões administrativas, penais e cíveis; até a cassação do porte de arma.
O Ten. Fábio Abraão deixa os telefones 181 e 36921792 à disposição da comunidade para denuncias e esclarecimentos.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM