Na década de 80 o sonho de mudar de vida e ganhar muito dinheiro fez milhares de brasileiros se deslocarem para uma serra brasileira localizada no sudeste do estado do Pará. Lá se formou um verdadeiro formigueiro humano garimpando um minério chamado ouro. Esta serra ficou famosa como “serra pelada”.
Deu inicio no dia três de Janeiro a serra pelada do futebol. Nesta 46ª edição da Copa São Paulo de Futebol Junior, iniciaram 104 clubes de todos os cantos do país.
É a maior competição de futebol Júnior do Brasil. São quase 1700 jogadores com aproximadamente 600 profissionais envolvidos. Ao redor, uma multidão de olheiros garimpando oportunidades de transformar sonhos de jovens e adolescentes em verdadeiras minas de ouro. É a maior vitrine de potenciais jogadores de futebol.
A oportunidade que está nos pés e na cabeça de centenas de adolescentes, faz deste momento como se fosse único para a realização de um grande sonho. Tamanha pressão que chega a atrapalhar aqueles que têm menos estrutura psicológica e algumas vezes fazem as jogadas aparecerem verdadeiras peladas
Para um país que teve o futebol como uma de suas principais artes, nossa esperança de um possível resgate passa pela maneira de cultivar essas preciosidades que o mundo todo vem espiar e fazer de uma copa uma verdadeira serra que se vai ou não ser pelada, dependerá da existência e qualidade deste minério da bola.
Visualizar o futuro de nosso futebol é olhar o presente desta nova geração.
Pelo menos essa é a minha opinião!
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM