Os campeonatos regionais tem um charme especial em função de um incremento essencial que é a rivalidade. As grandes rivalidades existentes entre os grandes clubes de futebol no Brasil surgiram exatamente nestes campeonatos. Mesmo o futebol sendo um esporte com as mesmas regras em todo o mundo, cada campeonato tem suas características influenciadas pela diversidade cultural proporcionado principalmente pelo processo imigratório deste país transcontinental. Manter os campeonatos regionais, é manter a rivalidade e as riquezas culturais.
Mas se existe esta importância ou charme, por que existem tantas críticas, inclusive com defensores até mesmo de sua extinção?
O grande problema é que esses campeonatos são desenvolvidos pelas federações estaduais que são instituições que se preocupam muito mais na manutenção do poder que na defesa de seus filiados. Para se manter no poder pelos votos dos clubes, a formula dos campeonatos são definidos por critérios políticos e não técnicos e mercadológicos. Assim se tornam campeonatos longos e deficitários.
O ideal é que os grandes clubes sejam incluídos somente no meio dos campeonatos para evitar prejuízos, pois normalmente tem baixo volume de bilheterias. O que seria dos campeonatos regionais se a televisão não pagasse pelos direitos de transmissão
Pelo menos essa é a minha opinião!