Composição Ferroviária é um projeto musical que decolou no interior de Minas Gerais levando a Poços de Caldas, desde 2014, e mais recentemente para Itaúna e São Lourenço, shows de grandes artistas brasileiros. Um espaço raro de valorização da cultura brasileira e, sobretudo, mineira. Tavinho Moura, Sergio Santos, Quarteto Cobra Cora, Ceumar, Titane, Tulio Mourão, Tunai, Wagner Tiso, Renato Motha e Patricia Lobato, Juarez Moreira, Weber Lopes, Tatá Sympa, Serginho Silva, Telo e Rodrigo Borges já estiveram por lá. Além de shows memoráveis com Leny Andrade, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Kleiton e Kledir – entre o casting que compõe as 40 edições já apresentadas a um público sempre atento, que recebe também shows de talentos regionais que precedem as apresentações.
Paulinho Pedra Azul e Composição Ferroviária são parceiros antigos. Paulinho abriu o projeto em Poços de Caldas, em 2014, com sucesso absoluto, inaugurando os trilhos que há 8 anos recebe shows de diversos ícones da Música Brasileira. O mesmo aconteceu no lançamento do projeto em Itaúna e, não fosse a pandemia, também aconteceria em São Lourenço. A longa parceria de sucesso acontece porque Paulinho Pedra Azul representa a trajetória da música e dos músicos mineiros.
Dono de canções que fazem parte da vida de vários mineiros e brasileiros, como Jardim da Fantasia (Bem te vi), Sonho de menino, Voarás. Ainda dá voz a vários sucessos de outros compositores parceiros, como O pedido, de Elomar e Casinha de palha, de Godofredo Guedes. Filho de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, além de cantor e compositor, é também artista plástico e poeta. Ao todo são 30 CDs independentes, 17 livros, 200 telas e muita andança pelo Brasil, Europa, Estados Unidos e Cuba.
“Esta edição do Composição se diferencia das demais, visto trazer também um bate-papo com o artista – uma tentativa de trazer para o virtual toda a descontração e proximidade que o próprio Paulinho imprime em suas apresentações”, explica o produtor do projeto, Wolf Borges. Para a apresentação de abertura, que é sempre uma novidade esperada pelo público, o convidado especial é Luciano Tanure, também mineiro do Vale do Jequitinhonha, de Araçuaí.
O projeto Composição Ferroviária é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e tem o patrocínio do DME (Poços de Caldas), Intercast (Itaúna) e Doces São Lourenço.