
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (21/8), a operação Nexum 35, em Poços de Caldas, Sul do estado, para desarticular organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e a crimes correlatos. A ação cumpriu simultaneamente 19 mandados de prisão temporária e 26 de busca e apreensão. Outras cinco pessoas foram presas em flagrante no curso da ação.
As investigações tiveram início há cerca de quatro meses, a partir da análise de dados extraídos de celulares, após a apreensão de aproximadamente 20 quilos de maconha. As provas levantadas possibilitaram identificar a rede criminosa atuante na cidade e região, o que levou à representação por medidas cautelares acolhidas pela Justiça.
Prisões e apreensões
Durante a operação, foram presos 19 suspeitos, entre eles dois considerados os principais alvos: um homem detido na região Central da cidade, que já havia sido detido na operação Kaballah em 2019, e outro na região Leste, apontado como responsável por um dos maiores serviços de entrega de drogas da cidade. Além disso, cinco pessoas foram autuadas em flagrante.
Nos endereços vistoriados, a PCMG apreendeu drogas, veículos — incluindo um carro e uma motocicleta — e mais de R$ 8 mil em espécie. A operação mobilizou mais de 100 policiais civis de municípios do 18º Departamento, como Alfenas, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Passos.
Nexum
O nome Nexum 35 faz referência à ideia de “conexão”, simbolizando os vínculos entre os investigados e a atuação em rede do grupo criminoso, associado ao código de área da região de Poços de Caldas.
Fonte: ASCOM-PCMG