Na segunda-feira (17) a Polícia Militar de Meio Ambiente de Pouso Alegre deslocou ao bairro rural dos Fernandes, em Silvianópolis, para cumprir mandado de busca e apreensão.
Chegando ao local, testemunhas disseram que o autor estaria às margens do Rio Cervo. Foi feito o deslocamento até o local indicado, sendo o autor R.A.F., flagrado em uma canoa de madeira, utilizando no interior do citado rio aparelhos de pesca de uso proibido, sendo 08 covos e 01 rede de nylon. O autor não possuía autorização do órgão ambiental competente. Diante do exposto foi dada voz de prisão em flagrante ao autor, sendo os petrechos proibidos apreendidos.
Foi então feito o deslocamento até sua residência para o cumprimento do mandado de busca e apreensão. Durante as buscas no interior da residência foram localizados 01 espingarda tipo “polveira” sem marca, juntamente com 01 pote plástico contendo em seu interior pólvora, parte de um chifre contendo pólvora, 02 saquinhos de pano contendo esferas de chumbo, 01 pote plástico contendo 15 espoletas e 01 pio de madeira.
Ainda durante as buscas foi localizado na cozinha da casa 3, 966 kg de produto de pesca/pescado (03 Traíras, 04 Corimbas e 01 Tabarana) sem documentos que comprovem a sua origem e com características de captura com petrechos proibidos para pesca (sinais de malha de rede).
Durante as buscas no quintal da casa foram encontrados mais 16 redes e 04 covos de nylon, aparelhos de pesca estes também de uso proibido. Foram tomadas medidas administrativas com a lavratura das referidas multas ambientais.
Os 08 covos e a rede de nylon encontrados armados no interior do rio e os 3, 966 kg de pescado foram apreendidos e encaminhados a Delegacia de Polícia Civil, por se tratar de produto de crime previstos no artigo 34 e 35 da lei 9605/98. As 16 redes e 04 covos de nylon encontrados no quintal da casa foram apreendidos e encaminhados ao IEF de Pouso Alegre por se tratar de infração administrativa previstas no decreto estadual 44.844/08.
O autor foi conduzido a Delegacia de Polícia de plantão em Pouso Alegre, juntamente com a arma de fogo, pólvora, espoletas e chumbo, apreendidos, tendo sido garantindos seus direitos constitucionais. A canoa utilizada foi apreendida ficando sob responsabilidade do autor, não sendo encaminhada a Delegacia de Polícia devido não haver condições de ser removida.
Fonte: 17ª Cia PM Ind MAT