Como tornar Itajubá um lugar em que se possa envelhecer com segurança e conforto?
O processo de envelhecimento é inexorável. Quanto mais cedo construirmos uma boa morada, mais teremos chance de termos um bom tempo na velhice. Por isso, empreender esforços para a população de hoje, significa prepararmo-nos para nosso próprio envelhecimento.
O Conselho Municipal do Idoso apreciou, estudou e buscou adequar o Projeto de Lei que institui a Política Municipal do Idoso às reais necessidades de nossa cidade e encaminhou o documento à Câmara Municipal. Aguardamos em breve que este documento seja oficializado e aprovado pelos nossos Legisladores.Porém, sabemos que a questão de uma cidade que ofereça segurança e conforto à população idosa deve ser garantida, não apenas pela Legislação, mas pela mudança de atitude das pessoas. Que todas as idades saibam respeitar os mais velhos e reconheçam que o idoso, a grávida e portadores de necessidades especiais têm direito ao atendimento preferencial. Que a cidade aprenda com os ritmos lentos e os passos ritmados da pessoa idosa e que cada um faça, desse aprendizado, uma atitude solícita sempre, em qualquer lugar, seja em espaço público ou privado.
Temos recebido muitos telefonemas, denunciando condições adversas vividas por idosos, no seio de sua família. Agrademos aqui o empenho e atitude correta e imediata do Curador dos idosos de nossa cidade.Temos esperança de que chegará o dia em que as famílias residentes em Itajubá cuidem com honestidade e carinho daqueles que carregam consigo as marcas de toda uma vida e que nos dão a chance de sermos pessoas melhores. Cuidar no espaço público ou no espaço privado de nossos idosos significa reconhecer o direito de todos a uma vida digna. Façamos, pois a nossa parte para que Itajubá seja um bom lugar para envelhecer.
obs:(artigo publicado no Jornal ” O Sul de Minas” em 20/06/2005…e o Tema Continua Atual)