A prescrição de uma atividade física ou treinamento deve começar por uma Avaliação Física e hoje não se deve em momento alguma prescrever exercícios sem conhecer o individuo que irá realizar.
A Avaliação Física deve abordar alguns pontos como: realizar um questionário (anamnese), verificar o percentual de gordura, avaliação neuromotora (teste de força de braço e abdominal e teste de flexibilidade), circunferências (tórax, cintura, abdômen, quadril, antebraço, braço, coxa e panturrilha), avaliação postural, avaliação do condicionamento cardiovascular e respiratório, freqüência cardíaca e pressão arterial. O objetivo a ser trabalho com o aluno deverá levar em conta os pontos abordados na Avaliação Física.
O atestado médico libera o individuo para prática de um Treinamento sendo diferente de uma Avaliação Física. Na Avaliação Física o Professor de Educação Física – bacharelado que é o único com condições e formação para realizá-la vai verificar as condições físicas do aluno para prescrever o treinamento e o médico analisa se o paciente não possui nenhuma patologia que coloque em risco a sua saúde com a prática de atividade física.
Por fim podemos concluir que o atestado médico e a Avaliação Física são de grande importância para minimizar os riscos e melhorar os resultados de um treinamento e em momento algum deverá ser deixado de lado. Não comece uma atividade física sem uma Avaliação Física e sem passar pelo seu médico.