A Prefeitura de Itajubá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas – IEF e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí – CBHS, realizou na última semana a entrega de materiais para a proteção de 16 nascentes nos bairros Retiro, Estância, Anhumas, Piedade, Pedra Preta, Pedra Vermelha e Berta. Foi disponibilizado mourões, grampo, arame e mudas de árvores de espécies adequadas para efetuar a proteção das nascentes, melhorando a produção e a qualidade da água para o abastecimento ou uso nas propriedades contempladas pelo programa.
Com a proteção das nascentes, o objetivo é garantir a proteção dos recursos hídricos na zona rural de Itajubá. O trabalho é executado com mão-de-obra de detentos do Presídio de Itajubá, dentro do Projeto Reconstrução. Os interessados em integrar o programa são cadastrados na Secretaria de Meio Ambiente. Os técnicos fazem o primeiro contato para determinar quais ações podem ser aplicadas na propriedade, como construção de terraços para retenção de enxurrada, isolamento de nascentes para proteção dos mananciais, plantio de mudas de árvores, entre outras.
Conforme a Lei Municipal nº 2440/2002, o Programa de Proteção e Recuperação de Nascentes é realizado desde 2005 no município que ao longo dos anos, possibilitou uma melhoria significativa da vazão das nascentes em épocas de estiagem.
Fonte: Secom Itajubá