Itajubá enfrenta um grande problema na luta contra a dengue. Os terrenos vagos na cidade, muitas vezes não cuidados são locais ótimos para a proliferação do mosquito transmissor da doença e diante disso a Prefeitura Municipal está tomando ações incisivas quanto à situação para prevenção não apenas da doença, mas também animais peçonhentos e ratos.
O Secretario Municipal de Obras, Joaquim Bento Aguiar, explica que os lotes vazios devem ser denunciados através do Fala Cidadão, é a partir disso que as notificações são enviadas aos donos dos terrenos para que se providencie a limpeza, cercamento e execução do passeio. Ano passado foram notificados cerca de 70 imóveis e a maioria acatou a notificação, mas ainda ficou uma minoria que não tomou nenhuma providência.
No final do de 2014 o Corpo de Bombeiros se pronunciou quanto ao interesse nas ações de limpeza, no sentido de prevenir também os incêndios na cidade. Sendo um problema de vigilância sanitária, a questão está sendo vista juntamente com a Secretaria de Saúde, de maneira que além da notificação convencional e multa, também seja feito um boletim de ocorrência. Caso a prefeitura faça a limpeza, além da multa o proprietário terá que pagar também pelo serviço.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM