O diretor geral do Google no Brasil e presidente do Interactive Advertising Bureau (IAB) Fabio Coelho comentou na última semana a liderança da internet como fonte de informação para os brasileiros. Sua declaração foi baseada em pesquisa inédita desenvolvido pelo IAB em parceria com a comScore.
“O estudo mostra isso [a liderança da internet] de forma contundente. A adoção da internet em casa, no trabalho, na escola ou na rua rompe com vários mitos sobre essa liderança que ocorre em todas as faixas etárias ou de renda. É possível verificar que esse acesso ocorre cada vez mais por múltiplos dispositivos, fixos ou móveis”, disse Coelho.
O executivo reconhece que o brasileiro conectado é bastante receptivo à publicidade na web, considerando-a crível, pouco intrusiva e muito criativa. “Além de considerar a internet como principal fonte de pesquisas para decisões de compras, seja online ou nas lojas físicas”. Ele acredita que os dados confirmam a expansão do mercado que tende a se acentuar com as iniciativas de ampliação do acesso a banda larga e também ao aumento da base instalada de smartphones.
O estudo citado por Coelho identificou que, de 80 milhões de brasileiros que acessam à internet, pelo menos 40% gastam duas horas diárias na web. Divulgado na última quinta-feira (11/5), a pesquisa tem o objetivo de entender o comportamento do internauta brasileiro e seu envolvimento com as variadas plataformas tecnológicas.
Dos 80 milhões de usuários, 40% utilizam a internet por duas horas e somente 25% gastam o tempo equivalente com a TV. A internet foi a atividade apontada como principal em todas as faixas etárias, de renda, gênero e região. A internet é o meio mais importante para 82% dos entrevistados.
Para realizar o levantamento, o IAB entrevistou 2075 pessoas que utilizam a rede entre 15 e 55 anos. Foram 52% homens e 49% mulheres, durante os dias 6 e 14 de fevereiro deste ano. O alcance da pesquisa é nacional, sendo que 55% dos entrevistados representam a região sudeste, 19% sul, 13% nordeste, 8% centro oeste e 5% norte.
A pesquisa constatou também que a internet é a mídia mais acessada nas casas brasileiras. 89% dos entrevistados acessam pela manhã, 78% à noite e 73% em outras horas do dia. 60% utilizam no trabalho, 52% na casa de amigos ou familiares, 44% nas escolas, 44% em restaurantes e cafés e 34% shoppings.
Plataformas de acesso:
Desktop 77%
Notebook/Laptop 59%
Smartphone 40%
Tablets 16%
iPad 15%
Console de game 12%
iPod 10%
Fonte: Portal Imprensa