Muitas são as explicações para o aumento súbito da temperatura no Brasil. Aquecimento global, desmatamento, massas de ar bloqueando a umidade da amazônia, furacões e diversas outras teorias nascem da tentativa de justificar o tempo incomum que os brasileiros estão enfrentando. Para falar um pouco sobre a situação e explicar as possíveis reais causas desse verão tão intenso o Conexão Itajubá recebeu o professor Alexandre Barbosa.
O professor explica que uma situação similar a essa já havia acontecido na década de 50, com pouca vazão nos rios, no entanto, hoje o problema é maior por conta do aumento populacional que criou uma demanda muito maior do que naquela época. Essa não é uma desculpa, entretanto. Países onde chove muito menos que o Brasil não têm problemas de escassez hídrica. Acima de tudo o problema de escassez é culpa do homem, por falta de planejamento.
Buscar explicações para fenômenos naturais é natural do ser humano e algumas são realmente palpáveis. Estar mais quente esta época do ano é algo natural, não há massas frias vindo para a região e o céu está limpo o dia todo. O nível de insolação é maior porque o brasil está recebendo o calor em quase 90º ao meio-dia, mas isso é algo natural. Outras possíveis explicações existem, como o aquecimento global que pode estar potencializando essa situação.
Para quinta-feira é esperada uma frente fria que deverá trazer chuvas para a região, mas provavelmente não será muita. Extrapolando e procurando ver a situação no futuro, existe a possibilidade de a estiagem durar anos. Na natureza há uma característica cíclica, então esse período deve passar, o que não pode acontecer é o ser humano interferir e causar mais ou maiores picos, com maior amplitude.
É preciso entender que a natureza trabalha com ciclos maiores que a percepção do homem. No caso que aconteceu nos anos 50 o ciclo de estiagem durou 5 anos e dessa vez isso pode se repetir. Também pode acontecer de ser algo único e ano que vem voltar aos níveis normais, mas também pode ser um período muito maior.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM