Os professores Paulo César Crepaldi e Tales Cléber Pimenta, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (Iesti), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), participaram como editores da publicação do livro Radio Frequency Identification, que traz algumas contribuições em aspectos importantes relacionados ao tema, como antenas, redes de sensores “wireless” e segurança. Segundo os editores, o livro contou com o apoio da editora Intech para que outros autores fossem convidados a contribuir com capítulos pertinentes à área de interesse, que é a identificação por rádio frequência (RFID).
O professor Crepaldi disse que o livro está alinhado com as linhas de pesquisa do Grupo de Microeletrônica e do Grupo de Telecomunicações relacionadas ao tema, tanto em nível de pós-graduação, como mestrado e doutorado, quanto de graduação, como projetos de iniciação científica. Esses grupos atuam com ênfase em tecnologias de ponta como, por exemplo, nanotecnologia, engenharia biomédica e comunicações ópticas.
O livro tem diversos autores e o processo de sua confecção teve início com a proposta da editora Intech, a fase de convites aos pesquisadores e o trabalho de recebimento e avaliação dos capítulos. “Ao todo, podemos contabilizar algo em torno de dois anos. O trabalho de diagramação e formatação, entre outros, coube à Intech”, detalhou o professor.
Crepaldi informou que a editora tem uma penetração em nível mundial e que, por isso, outros pesquisadores de instituições do exterior participaram da produção do livro. Os editores contribuíram com o capítulo inicial, que faz uma revisão do tema e da sua importância no mundo moderno, amplamente dependente da tecnologia da informação e áreas correlatas. “Acreditamos que os outros pesquisadores, assim como os editores, certamente têm alunos envolvidos em seus trabalhos e estão relacionados com centros de pesquisa e universidades”, disse ele.
O professor adiantou que o livro está disponibilizado tanto em meio digital quanto físico. “Sabemos quão eficazes, nos dias de hoje, são as publicações que podem ser acessadas digitalmente. A expectativa é que a publicação possa despertar os leitores para a importância da identificação por radiofrequência. Sua gama de aplicações é muito grande e compreende várias atividades do nosso cotidiano, com contribuições tanto em hardware quanto em software”, lembrou.
Crepaldi explicou que a tecnologia RFID está presente em bancos, hospitais, restaurantes, pedágios, aeroportos, supermercados, agronegócio, lojas e indústrias militares, entre outros. “Uma gama enorme de desdobramentos pode ser inferida destas aplicações citadas. Nosso dia a dia é afetado de forma muito profunda pela informação e ousamos dizer que ela, hoje, se constitui em uma forma de poder para uma nação que almeja estar classificada entre as de primeiro mundo. Atualmente, o processo de pesquisa tem se preocupado com as aplicações imediatas e, em especial, com aquelas que envolvem os cidadãos e a melhoria da qualidade de vida”, detalhou o professor.
Ele também comentou sobre a possibilidade de lançamento de outras publicações dando sequência ao assunto tratado no livro editado. “Já fomos contatados pela editora para continuarmos com esta parceria, que deu bons resultados. Os grupos de pesquisa de Microeletrônica e de Telecomunicações já participaram, por meio de seus membros, como professores, pesquisadores e alunos, de outros livros da Intech como autores de capítulos. Estamos verificando a possibilidade de abordagens mais específicas como, por exemplo, a questão da criptografia no tratamento dos dados”, explicou.
Os editores do livro agradeceram a todos que, de forma direta e indireta, contribuíram para o seu lançamento. “Agradecemos, em especial, aos autores convidados, que não mediram esforços para que seus capítulos trouxessem informações relevantes, atuais e alta qualidade técnica”, finalizou o professor Crepaldi.
O primeiro capítulo do livro, RFID: uma história bem sucedida, foi escrito pelos editores, Paulo Cesar Crepaldi e Tales Cleber Pimenta. O segundo, Antena de Campo Próximo do RFID, por Systemby Zijian Xing. O terceiro, Localização RFID em redes de sensores sem fio, por Yang Zhao e Neal Patwari.
O quarto capítulo, Uma metodologia para avaliação de segurança em sistemas RFID comerciais, foi escrito por Tiago M. Fernández-Caramés, Paula Fraga-Lamas, Manuel Suárez-Albela e Luis Castedo. O capítulo 5, Definição, características e determinação de parâmetros de antenas, foi elaborado por Piotr Jankowski-Mihułowicz e Mariusz Węglarski, e o sexto, Estudo de Caso: Instalação de Sistemas RFID em Supermercados, por María-Victoria Bueno-Delgado, Francesc Burrull e Pablo Pavón-Mariño.
O livro possui 148 páginas e foi publicado em novembro de 2017. Mais informações sobre ele podem ser obtidasclicando aqui.
Segundo material de divulgação da editora Intech sobre o livro, a identificação por radiofrequência (RFID) é um dos nomes modernos que está se tornando cada vez mais popular, como resultado de muitos anos de pesquisas e investigações. Poderosas ferramentas de hardware e software contribuíram, e ainda contribuem, para colocar a RFID como uma tecnologia popular e amplamente utilizada, de grandes corporações a indivíduos e aplicativos personalizados.
No livro, são feitas propostas importantes que, certamente, contribuirão para a evolução da RFID. Os aspectos teóricos e práticos são apresentados e discutidos pelos autores.
Fonte: ASCOM / Unifei